Engenharia, Empresa Júnior e Educação Empreendedora: estudo de caso de projetos sociais que impactaram além das universidades / Engineering, Junior Enterprise and Entrepreneur Education: The case of the social projects that impacted beyond universities

Eduardo Augusto Buss Wisbiski, Erica Roberta Lovo da Rocha Watanabe, Matheus Lopes Demito, Priscila dos Santos Gaschi Leite, Simone Delezuk Inglez

Resumo


O objetivo deste trabalho é avaliar se a realização de projetos sociais por uma Empresa Júnior no ano de 2017 impactou beneficamente na sociedade. A Empresa Júnior estudada faz parte do curso de Engenharia Química, de uma Universidade Federal, e está situada em Ponta Grossa, no estado do Paraná. A seleção desta empresa para o estudo foi devido ao fato de ela já ter sido certificada com o Selo Social a partir dos resultados de seus projetos sociais. Nesse caso, o Selo Social foi empregado como um indicador, emitido pela prefeitura do município, o qual avalia as práticas sociais de empresas e órgãos governamentais. Efetuou-se uma análise dos resultados de cada projeto realizado naquele ano, e construiu-se uma linha do tempo, visando auxiliar na identificação dos objetivos, custos, público alvo, local de instituição e a época do ano de sua execução de cada projeto. Os dados analisados geraram os resultados da pesquisa, os dados referentes ao ano de 2017, foram os mesmos que tinham sido enviados à prefeitura municipal como pré-requisitos para conquista do Selo Social, concretizada no próximo ano das ações sociais (2018). Concluiu-se que os projetos sociais da Empresa Júnior impactaram de maneira positiva a sociedade, seja de forma direta ou indireta, durante o período de estudo.


Palavras-chave


Empreendedorismo Social; Formação Empreendedora; Empresa Júnior; Selo Social.

Texto completo:

PDF

Referências


AVENI, A.; DELFIACO, R. M.; GOIS, T. C. Empresa Júnior: suas características com base as pesquisas nacionais da Brasil Junior e em Brasília no Distrito Federal. Revista Universitas Gestão e TI, Brasilia, v.6, n. 1, p. 21-31. 2016.

APAE Ponta Grossa. APAE Ponta Grossa. Disponível em: . Acesso em 26 abr. 2019.

BRASIL, M. V. O. Empreendedorismo sustentável em projetos sociais de uma fundação educacional. (Tese – Doutorado em Administração de Empresas) Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2014.

CHIAVENATO, I. Introdução à teroria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 6a reimpressão.

Diário dos Campos. APAE garante a inclusão social de 320 alunos em PG. Diário dos Campos. 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2019.

DEES, J. G. The Meaning of "Social Entrepreneurship", 2001. Disponível em: . Acesso em 10 fev. 2019.

FISCHER, R. M.; SAMPAIO, J. R. Selos sociais: de moeda de troca a instrumento de responsabilidade social. Anais do III Seminário sobre gestão organizacional do terceiro setor. São Leopoldo: UNISINOS. 26 a 28/08/2002.

GUIMARÃES, F.D. N.; QUINTANELA, R. H.; PIMENTEL, R. Selo Social como Instrumento de Marketing: uma Concepção Estratégica da Filantropia Empresarial. Revista O&S, v.6, n. 14. Jan/Abr, 1999.

KARKOTLI, G.; ARAGÃO, S. D. Responsabilidade Social: Uma contribuição à gestão transformadora das organizações. Petrópolis: Vozes, 2004.

MEDEIROS, A.; MORAIS, A.; VITAL, C. F. E. S. L.; FERNANDES, E. R.; MORAIS, M. M.; CAMPOS, N.; PÚBLIO, R.; SILVA. R. F.; Manual do curso fortalecimento à rede inclusiva de organizações sociais congêneres / Instituto APAE DE SÃO PAULO. Barueri, SP, Editora Manole, 2017.

MIFANO, G. A crise mundial de confiança nas empresas: uma questão de Responsabilidade Social. Evento da Bolsa de Valores de São Paulo, 14/08/2002.

NETO, L. M. et al. Empresa Júnior: Espaço de Aprendizagem. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2019.

OELRICH, A. Motivadores da responsabilidade social empresarial. Mestrado em Administração e Negócios, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

OLIVEIRA, E. M. Empreendedorismo social e Empresa Júnior no Brasil: o emergir de novas estratégias para formação profissinoal. 2005. Disponivel em: . Acesso em 15 fev. 2019.

OLIVEIRA, T. M. de. Estratégia, organização e gestão de Empresas Juniores. 2011. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção Mecânica) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2011.

SANTOS, D. A. G. A influência do ecossistema de empreendedorismo no comportamento de empreendedores. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Colégio Estadual Professor Júlio Teodorico. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Disponível em: . Acesso em 26 abr. 2019.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. (Editado por George Allen e Unwin Ltd., traduzido por Ruy Jungmann). Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1961.

SROUR, R. H. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TOLDO, M. Selos sociais e responsabilidade corporativa: um estudo de caso em criciúma, SC. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

VIVEIROS, J. F. de S. Empreendedorismo Social: Experiência, Inovação, Sustentabilidade e Impacto Social a partir de um Estudo de Caso. 2016. 127 f. Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo - Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação e Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2019.

ZENONE, L. C. Marketing Social. São Paulo: Thomson Learning, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n3-042

Apontamentos

  • Não há apontamentos.