Jogos didáticos para o ensino de zoologia no ensino médio: relato de experiência no município de Ingá-PB / Teaching games for teaching zoology in high school: report of experience in the city of Ingá-PB

Ingrid Santos, Fernando Luiz Barbosa Farias, Lívia Duarte Marinho de Melo, Ana Carla Barbosa da Silva, Danília de Lima Freitas, Deise Araújo Eleutério, Adrianne Teixeira Barros

Abstract


Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gonzaga Burity, localizada na cidade de Ingá, Paraíba. Caracterizada como pesquisa qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários pré-teste (antes da aplicação dos jogos) e pós-teste (após o termino de cada jogo) e envolveu cinquenta alunos de três turmas do 3° ano do ensino médio. Objetivou utilizar dois jogos didáticos como ferramenta de auxílio para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem da zoologia, através de aulas mais dinâmicas, contribuindo para o aumento de interesse e desempenho dos alunos na disciplina. Os resultados encontrados apontam que aulas práticas que utilizem estratégias como jogos educativos, de maneira lúdica e diferenciada, apresentam resultados efetivos e proporcionam a aprendizagem, cooperação entre os pares, melhoria na qualidade de ensino e rendimento dos alunos. A partir dos testes aplicados, pode-se afirmar que houve melhora no aprendizado dos conteúdos. Para os jogos Quinteto dos invertebrados e Tabuleiro dos vertebrados, observou-se aumento nas respostas certas (22% e 26%), além da diminuição dos erros cometidos (21% e 11%) e das respostas dadas em branco (5% e 11%) em cada jogo, respectivamente; comprovando a eficiência da metodologia, que também apresenta como característica o fato de poder ser adaptada para diversos conteúdos e disciplinas no ensino médio, auxiliando os professores em suas práticas docentes de forma diferenciada, sustentável e de baixo custo.


Keywords


Lúdico. Vertebrados. Invertebrados. Escola pública. Metodologia alternativa.

References


ALMEIDA, E. A. Construção de conhecimentos em Zoologia: uma interação entre o científico e o lúdico. In: VII Enpec Encontro Nacional de pesquisa em educação em Ciências, Anais... Florianópolis, 2009.

ALMEIDA, J. M.; LIMA, R. M.; SILVA, M. S. L.; VÉRAS, M. A. S.; CAVALCANTI, M. L. F. Ensino e aprendizagem de Ciências Biológicas, com a utilização de jogos didáticos: relato de experiência. In: Congresso Nacional da Educação II. Anais... Campina Grande-PB, 2015.

ASSIS, T. R.; COSTA, F. G.; COSTA, P. C. F. CASAGRANDE, J.; CASTRO, B. J. Contribuições de um jogo didático para o ensino de Zoologia nas aulas de Biologia. In: 3º Congresso Internacional de Educação: saberes para o século XXI. Anais... Ponta Grossa-PR, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. 135p.

CAMPOS, L.M.L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, p. 35-48, 2003.

ELEUTÉRIO, D. A. O ensino da zoologia através do lúdico na cidade de Areial, PB. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

FERREIRA, A. A. S. N.; SANTOS, C. B. A Ludicidade no Ensino da Biologia. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 45, p. 847-861, 2019.

FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 152p., 2007.

_____________. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In Congresso Nacional de Educação, VIII EDUCERE. Curitiba. Anais... Curitiba, 2008.

KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. 1. ed. 1998. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

MOREIRA, S. M. R. L. As atividades lúdico-desportivas nas práticas de lazer em crianças do 1º ciclo. Tese (Mestrado em Estudos da criança) - Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2006.

PEREIRA, N. B. Perspectivas para o ensino de Zoologia e os possíveis rumos para uma prática diferente do tradicional. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.

SILVA, S. F.; COLOMBO, A. V. Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 45, p. 110-123, 2019.

SILVA, F. O.; NAIMAN, W. M.; GONÇALVES, F. L. A.; LIMA, E. P. R.; ZAN, R. A.; BAPTISTA, J. A. A. Gincana de ciências da natureza: contribuições de atividades interdisciplinares lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. Scientia Naturalis, v. 1, n. 2, 2019.

TORRES, T. P. S.; ANDRADE, D. C. Xadrezoo: uma proposta de jogo didático de zoologia para estudantes do ensino médio. In Congresso Nacional da Educação II. Campina Grande-PB. Anais... Campina Grande-PB, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-237

Refbacks

  • There are currently no refbacks.