O estudo dos fatores que levam a evasão no âmbito da graduação em finanças da Feaac/UFC. / The study of factors that lead evasion under the Feaac / UFC finance graduation.

Vitor Borges Monteiro, Adrielle Laurentino Paulino

Abstract


A presente pesquisa foi motivada pela lacuna existente na literatura acerca da evasão no âmbito do ensino superior no Brasil. O curso de Bacharelado em Finanças da Faculdade de Economia, Administração, Atuariais e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará – FEAAC/UFC – foi escolhido por uma questão de homogeneidade da amostra, considerando que o início deste curso ocorreu no semestre 2012.1, após a introdução do sistema de seleção SiSu e sistema de cotas, além disso, torna-se mais verossível o acompanhamento das turmas a cada semestre.  O estudo compreende em comparar dois grupos: o grupo de alunos evadidos e o grupo de alunos ativos com pelo menos 80% da carga horária integralizada. Desta forma, observa-se que a distorção para a idade certa dos alunos evadidos resulta na média aritmética de 6 anos, contra 1,7 anos de distorção para os alunos que permanecem ativos no curso. Além disso, os resultados apontam que a média aritmética da distância entre a residência e a faculdade é de 21,325 Km para o grupo evadido, contra 9,8 km do grupo de alunos ativos. Na análise econométrica são incorporadas também as variáveis dummies tipo de escola no ensino médio, gênero e raça. Os resultados apontam significância estatística para a variável distorção para a idade certa e raça.


Keywords


Evasão; Ensino Superior, Modelo Logit.

References


AULCK, Lovenoor ; VELAGAPUDI, Nishant , BLUMENSTOCK, Joshua ; WEST, Jevin. Predicting Student Dropout in Higher Education. arXiv:1606.06364, 2017.

CAMPOS, L Couto; MACHADO, T. R Bitencourt; MIRANDA, G J; COSTA, Patrícia de Souza. Cotas sociais, ações afirmativas e evasão na área de Negócios: análise empírica em uma universidade federal brasileira. Rev. contab. finanç. vol.28 no.73 São Paulo Jan./Apr. 2017 Epub Dec 15, 2016.

CHEN, Rong. Financial Aid and Student Dropout in Higher Education: A Heterogeneous Research Approach. Higher Education pp 209-239, 2008.

BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. do C. L.; BOGUTCHI; T. F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso de UFMG. Avaliação: Revista de rede de avaliação institucional da educação superior. Campinas, v. 8, n. 3, p. 161-189, set. 2003.

DIAS, Ellen Christine Moraes; THEÓPHILO, Carlos Renato; LOPES, Maria Aparecida Soares. Evasão no Ensino Superior: Estudo dos Fatores Causadores da Evasão no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – MG. Congresso de Iniciação Científica em Contabilidade – FIPECAFI/USP – 2010.

GAIOSO, Natalicia Pacheco de Lacerda. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.

GUJARATI, D. N. Econometria Básica. São Paulo: Makron Books, 2000.

LIMA, R. C. Modelos de respostas binárias: especificação, estimação e inferência. Agricultura em São Paulo, 1996.

LOBO, M. B. de C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. ABMES Cadernos. Brasília, set./dez. 2012.

PEREIRA, Fernanda Cristina Barbosa. Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na universidade do extremo sul catarinense. 2003. 172 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Evasão em uma instituição de ensino superior: desafios para a psicologia escolar. 1995. 145 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Departamento de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 1995.

PRIM, Alexandre Luis; FÁVERO, Jéferson Deleon. Motivos da Evasão Escolar nos cursos de Ensino Superior de uma faculdade na cidade de Blumenau. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, n. Especial Educação, p. 53-72, 2013/2

SCHARGEL, F. P; SMINK, J. Estratégias para Auxiliar o Problema de Evasão Escolar. Rio de Janeiro: Dunya, 2002.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo; HIPÓLITO, Oscar. Financiamento e expansão do ensino superior. Disponível em: http://www.jornaldaciência.org.br/Detalhe.jsp?id=62770. Acesso em: 04 jan. 2018.

TINTO, Vincent. Dropout from Higher Education: A Theoretical Synthesis of Recent Research. Review of Educational Research Winter. VoU5, No. 1, pp. 89-125, 1975

ZAGO, Nadir. Do acesso a permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-230

Refbacks

  • There are currently no refbacks.