Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE

Authors

  • Vitória de Freitas Souza
  • Cristiano da Silva Batista
  • Maria José de Souza Galvão
  • Abmael Rodrigues de Oliveira
  • Jane Meire S. da Silva
  • Kelma Gomes de Melo
  • Cinthia Marques Magalhães Paschoal
  • Michel Lopes Granjeiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-199

Keywords:

Ensino de Física. Intervenções. Programa Residência Pedagógica.

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir os resultados das ações realizadas por alunos da Licenciatura em Física no Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Este projeto teve como público alvo alunos do Ensino Médio, mais precisamente da Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó, localizada em Redenção-CE, no decorrer de 2019. Percebe-se que o ensino e popularização da Astronomia é bastante escasso nas escolas. Apesar dessa defasagem, é uma ciência que chama bastante atenção das pessoas, desde os fenômenos astronômicos mais simples, como as fases da lua e a passagem do dia para a noite, aos mais fascinantes, como chuvas de meteoros, eclipse, dentre outros. Deste modo, pensando em ima alternativa para a falta de divulgação, foi proposta a realização de um projeto de ensino de Astronomia no qual teve como principal objetivo a popularização da área e de maneira secundária possibilitar uma contribuição no desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A atividade também pretendia preparar os alunos para atender a uma das fases da OBA, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Outro problema que motivou este trabalho encontra-se no fato de que os dados de avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que avaliam, entre outros, as habilidades de ciências exatas, tem revelado o fato de que cada vez mais o número de adolescentes que saem do Ensino Médio com dificuldades nas operações básicas está em crescimento. Então, foi realizado um aulão do ENEM com o objetivo que sanar algumas dúvidas e revisar conteúdos importantes. A experiência no PRP foi satisfatória para todos os envolvidos, sendo também muito importante na formação dos bolsistas/futuros professores.

 

References

CICILLINI, Graça Aparecida e CUNHA, A.M.O. Considerações sobre o ensino de Ciências para a escola fundamental. In: VEIGA, I. P. e CARDOSO M.H.F. (org.). Escola Fundamental: Currículo e Ensino. Campinas-SP: Papiros, p.201-216, 1991.

Piassi, Luís PC. Que Física ensinar no 2º grau. Diss. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física). Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1995.

FARIA, Elaine Turk. "O professor e as novas tecnologias." Ser professor, vol.4 (2004): 57-72.

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n4/v31n4a14>. Acesso em 16 de dezembro de 2019

MARTINS, Elcimar Simão. "Formação de professores: as vivências de um mestrando em educação brasileira." Reflexão na docência: o professor e as boas práticas. Fortaleza: SEDUC (2009, p.6).

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHETZLER,

R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. São Paulo: UNIMEP/CAPES, 2000. p. 182.

TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Published

2020-05-12

How to Cite

Souza, V. de F., Batista, C. da S., Galvão, M. J. de S., de Oliveira, A. R., da Silva, J. M. S., de Melo, K. G., Paschoal, C. M. M., & Granjeiro, M. L. (2020). Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE. Brazilian Journal of Development, 6(5), 26521–26533. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-199

Issue

Section

Original Papers