Horta na educação infantil: quem planta colhe, em busca de uma alimentação saudável / House in childhood education: who plants harvest, in search of healthy food

Sandra Andréa Berro Maia, Andréa Magale Berro Vernier, Caroline da Costa Cardoso, Luciana Pinheiro Silveira Alfaro, Carlos Maximiliano Dutra

Abstract


Este é um relato de experiência com crianças de 5 e 6 anos de idade, que ao ouvirem uma história contada pela professora durante o período de adaptação, encantaram-se pela narrativa denominada: “O Sanduiche da Maricota”, que despertou curiosidadeem saber mais sobre alimentação. A professora pensou em alternativas para aproximar às crianças de vivências com hábitos corretos de alimentação e ações sustentáveis,levou-asa pensar e refletir sobre alimentação na escola e sobre a construção de hábitos saudáveis para vida, como o cultivo de uma horta, e logo o interesse pelo plantio de sementes e cultivo de mudas cresceu substancialmente.O objetivo deste trabalho foi sensibilizar as crianças para a valorização da alimentação saudável para a vida e saúde.  O sonho da horta foi tornando-se realidade, o trabalho se desenvolveu nas seguintes etapas:a turma escolheu o lugar para construir os canteiros, realizou passeio para comprar as sementes,efetuou o plantio das sementes em um viveiro de mudas, e posteriormente nos canteiros,os alunos colheram as hortaliças e levaram até a cozinha da escola, colaborando para uma mudança de hábitos alimentares, a experiência foi muito significativa, pois às crianças através da vivência construíram noções que levarão para toda a vida, além de transformar a cultura das famílias em relação a alimentação e saúde. Como conclusão da aplicação da atividade os alunos tiveram a oportunidade de exercitar o protagonismo infantil regando, cuidando e cultivando mudas, observando o crescimento, tanto das hortaliças quanto da conscientização sobre a importância da alimentação saudável.


Keywords


Criança. Vivências. Sustentabilidade. Alimentação.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-cit.pdf. Acesso18/07/2018.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.Brasília: MEC. SEB.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

_______Arte, sonho e sociedade. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária,

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Posicionamento Institucional. Anais II Cong.

Int. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Recanto Maestro: Fundação Antonio

Meneghetti, 2016.

GUEDES, Avelino.O sanduíche da Maricota.Moderna, 2000.

GONÇALVES, Ana Valéria Silva; GIORDANI, Estela Maris. A pedagogia ontopsicológica na mediação nos processos de divórcio: como ficam os filhos? Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 476-489, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-198

Refbacks

  • There are currently no refbacks.