Utilização de modelagem e simulação no processo de atendimento de chamados em centrais de operações da polícia militar para otimização do uso de viaturas / Use of modeling and simulation in the call service process in military police operations centers for optimizing the use of vehicles

Amarildo J. F. Lucena, Flavius L. Gorgônio, Silvana Bocanegra

Abstract


A crescente sensação de insegurança que permeia o cotidiano da sociedade brasileira tem aumentado de forma exponencial nas últimas três décadas (1989-2018), sendo que parte desse sentimento deriva do aumento nos índices da criminalidade, corriqueiramente atribuído a falta de planejamento estratégico é a má administração dos recursos na área de segurança pública. Análises estatísticas e modelagem computacional são ferramentas importantes para a compreensão desse cenário, auxiliando no processo de tomada de decisões. Este trabalho apresenta um modelo computacional capaz de auxiliar na otimização da distribuição de viaturas em uma cidade de pequeno porte, permitindo medir o tempo de resposta no atendimento aos chamados recebidos em centrais de operações da Polícia Militar. O modelo foi utilizado com o objetivo de simular a variação da alocação de equipes e viaturas, tornando possível gerenciar o impacto dessa variação na área de cobertura e no tempo de atendimento as ocorrências recebidas. Os resultados demonstram o fator de correlação existente entre a variação no número de equipes, o tempo de resposta no atendimento e o esforço dos agentes que compõem essas equipes.


Keywords


Modelagem e simulação, Alocação de recursos, Segurança pública.

References


Altiok, T. e Melamed, B. (2010). Simulation modeling and analysis with Arena. Academic press.

Andrade, L. A. e Cunha, C. B. (2014). Modelo de apoio a decisão para um problema de posicionamento de bases, alocação e realocação de ambulâncias em centros urbanos: estudo de caso no município de São Paulo. TRANSPORTES, 22(2):34–50.

Automation, R. (2012). Arena simulation software. Rockwell Automation, [Online]. Available: http://www. arenasimulation. com/Arena Home. aspx.

Birge, J. e Pollock, S. (1989). Modelling rural police patrol. Journal of the Operational Research Society, p. 41–54.

Bretas, M. L. e Rosemberg, A. (2013). A história da polícia no brasil: balanço e perspectivas. Topoi (Rio de Janeiro), 14(26):162–173.

Chwif, L. e Medina, A. C. (2006). Modelagem e simulação de eventos discretos . Afonso C. Medina.

Ferreira, H. R. S. e Marcial, E. C. (2015). Violência e segurança pública em 2023: cenários exploratórios e planejamento prospectivo.

Gunal, M., Onggo, S., e Pidd, M. (2008). Improving police control rooms using simulation. Journal of the operational research society, 59(2):171–181.

Jain, R. (1991). The Art of Computer Systems Performance Analysis: Techniques for Experimental Design, Measurement, Simulation, and Modeling. Wiley. ISBN 9780471503361. URL https:

//books.google.com.br/books?id=t91QAAAAMAAJ.

Kolesar, P. e Walker, W. E. (1975). A simulation model of police patrol operations: program description.

Lamas, J. P. C. et al. (2013). Predição de crimes e otimização de ações de segurança pública para cidades de pequeno porte utilizando geotecnologias.

Mckenzie, F. D., Petty, M. D., Kruszewski, P. A., Gaskins, R. C., Nguyen, Q.-A. H., Seevinck, J., e Weisel, E. W. (2008). Integrating crowd-behavior modeling into military simulation using game technology. Simulation & Gaming, 39(1):10–38.

Obaidat, M. S. e Boudriga, N. A. (2010). Fundamentals of performance evaluation of computer and telecommunications systems. John Wiley & Sons.

Pastore, P., Guimaraes, A. M. C., e DIALLO, M. (2010). Simulação computacional aplicada a logística de distribuição de uniformes da marinha do brasil. Rio de Janeiro. XXX ENEGEP.

Silva, P. M. S. (2010). Analise do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) de Belo Horizonte via simulação e otimização. PhD thesis, Universidade Federal de minas gerais




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-091

Refbacks

  • There are currently no refbacks.