Sequenciamento de tarefas em máquinas paralelas uniformes com técnicas de fluxo em rede: uma aplicação prática / Sequencing tasks on uniform parallel machines with network flow techniques: a practical application

Amanda da Silva Xavier, Sóstenes Luiz Soares Lins, Andersson Alves da Silva

Abstract


Sequenciar tarefas é uma técnica que relaciona atendimento de demanda sem atrasos, respeitando as restrições de processo e recursos disponíveis. No meio empresarial a atividade de sequenciar tarefas não tem sua devida atenção, incorrendo em riscos de perda de prazos firmados com clientes. No meio acadêmico, as técnicas de sequenciamento de tarefas são utilizadas apenas para fins acadêmicos, como teste de complexidade do modelo proposto por meio de simulações de dados, ou seja, sem o uso de dados reais. Diante disto, esta pesquisa resolveu um problema de sequenciamento de tarefas utilizando dados reais cedido por uma empresa fabricante de EVA, localizada em Barbalha/CE que atua com dois processos produtivos, um para o EVA e outro para Calçados. O objetivo do estudo é verificar a viabilidade de uma aplicação apresentada por [Ahuja et al. 1993] que utiliza a modelagem proposta por [Federgroen e Groenevelt 1986], que permite tratar o problema de sequenciamento da produção como um problema de fluxo de rede e resolve-lo como um problema de fluxo máximo. O sequenciamento gerado apresentou atrasos bem menores em relação aos atrasos que a empresa estava enfrentando em ambos os processos produtivos.

 

 


Keywords


Sequenciamento de tarefas, Aplicação, Problema de fluxo máximo.

References


Abreu, J. C. e De Souza Pereira, A. A. (2019). Meta-heurística multiobjetivo para sequenciamento de máquinas paralelas não relacionadas com tempos de preparação dependentes da sequência. Revista Científica FAGOC-Multidisciplinar, 3(1):31-43.

Ahuja, R. k., Magnanti, T. L. e Orlin, J. B. (1993). Network flows: theory, algorithms, and applications. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall.

Federgruen, A. e Groenevelt, H. (1986). Preemptive scheduling of uniform machines by ordinary network flow techniques. Management Science, 32(3): 341-349.

Ferreira, G. D. S. (2018). Algoritmos genéticos adaptativos para solucionar problemas de sequenciamento do tipo job-shop flexível. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em modelagem computacional. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora-MG.

Fuchigami, H. Y. e Rangel, S. (2014). Uma análise de estudos de casos em sequenciamento da produção. In: XLVI SBPO, Salvador-BA, p. 159-170. SOBRAPO.

Guerrini, F. M., Belhot, R. V. e Azzolinni Júnior, W. (2018). Planejamento e controle da produção: Modelagem e implementação. 2 ed. Elsevier.

Hitomi, K. (2017). Manufacturing Systems Engineering: a unified approach to manufacturing technology, production manangement and industrial economics. 2 ed. Routledge, Londres. Disponível em: . Acessado: 2019-01-20.

Li, K.et al. (2019) Uniform parallel machine scheduling with fuzzy processing times under resource consumption constraint. Applied Soft Computing, 82:105585

Martel, C. (1982). Preemptive scheduling with release times, deadlines, and due times. Journal of ACM, 29: 812-829.

Moreira, D. (2011). Administração da Produção e Operações. Cengage Learning, São Paulo.

Mundim, L. R. e Fuchigami, H. Y. (2017). Uma heurística robusta para programação de máquinas paralelas com tempos de setup dependentes da sequência. Revista Produção Online, 17(2):463-481.

Pinedo, M. L. (2016). Scheduling: theory, algorithms and systems. 5 ed. Springer, New York.

Purwadi, D. (2012). The Role of Japanese human resource planning practices for increasing industrial competitiveness. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 65: 253-259.

Silva, C. A., Pacheco, D. A. e Da Cunha Júnior, J. J. (2018). Problema integrado de sequenciamento da produção e dimensionamento de lotes em um processo de injeção de termoplásticos. In: L SBPO, Rio de Janeiro-RJ. SOBRAPO.

Slack, N., Chambers, S. e Johnston, R. (2009). Administração da produção. 3 ed. Atlas, São Paulo.

Tubino, D. F. (2007). Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas.

Viegas, V. A. (2016). O problema de sequenciamento de tarefas em máquinas paralelas: um estudo de caso em um departamento de credenciamento. Monografia em Engenharia de Produção. Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ.

ZIB - Zuse Institute Berlin. SoPlex: SimPlex sequencial orientado a objetos. Disponível em: . Acessado: 2019-02-25.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-187

Refbacks

  • There are currently no refbacks.