O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective

Lidnei Ventura, Roselaine Ripa, Rose Clér Estivalete Beche

Abstract


RESUMO

O artigo apresenta a experiência de trabalho na disciplina “Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva”, da Especialização em Educação Inclusiva, oferecida pelo Centro de Educação a Distância da UDESC. O ponto de partida da disciplina foi a compreensão do currículo como prática social, perspectiva desenvolvida pelo pesquisador britânico Ivor Goodson. Focou-se na noção de aprendizagem narrativa defendida pelo autor para propor aos acadêmicos reflexões em torno de processos escolares inclusivos. Essa proposta considera os percursos curriculares individuais, não centrados em aprendizagens prescritivas de conteúdos, mas em aprendizagens narrativas pautadas em construções identitárias. Além de descrever o curso e a discussão do campo curricular que o atravessa, o relato tem ainda por objetivo apresentar as contribuições dos acadêmicos nos fóruns de discussão cujas provocações tiveram como mote os conceitos de currículo narrativo e aprendizagem narrativa. A proposta foi trazer para discussão fragmentos de diálogos realizados entre os participantes do fórum e o pesquisador Ivor Goodson, preservando a polifonia e entrecruzamento dessas vozes. Resultados apontam que os fóruns mobilizaram os participantes na construção de conhecimentos acerca de uma perspectiva curricular que pode colaborar na superação dos desafios postos à efetivação de políticas de inclusão que atendam as diferenças.

 


Keywords


Currículo narrativo. Aprendizagem narrativa. Inclusão

References


ABRAMOWICZ, A.; TEBET, G. G. de C. Educação Infantil: um balanço a partir do campo das diferenças. Revista Pro-Posições. V. 28, Suppl.1. 2017. pp. 182-203. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/pp/v28s1/0103-7307-pp-28-s1-0182.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2018.

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD. Projeto Pedagógico do Curso Lato Sensu Especialização em Educação Inclusiva. Florianópolis, 2017.

GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

______. Currículo: teoria e história. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.

______. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação. V. 12 N. 35 maio/ago. 2007. Disponível em: Acesso em: 12 ago. 2018.

INCUSÃO. Direção e criação Rogério Weikersheimer. Curta de Animação. Escola de Cinema, 3D e Animação. Faculdade Melies. Publicado em 17 de dezembro de 2010. Disponível em:. Acesso em: 10 dez. 2018.

MARTINS, R.; TOURNHO, M. Entre-vistas. In: GOODSON, I. Políticas do conhecimento: vida e trabalho docente entre saberes e instituições. Organização e tradução de Raimundo Martins e Irene Tourinho. Goiânia: Cegraf, 2007.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Editora Autêntica, 2010.

MOEN, T. Reflections on the narrative research approach. In: HARRISON, B. (Org.). Life story research. London: SAGE Publications, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-171

Refbacks

  • There are currently no refbacks.