Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19 / Use of the Pest Game Inc.: a possibility for Science Education in the days of COVID-19

Authors

  • Francisca Georgiana Martins do Nascimento
  • Tiago Rodrigues Benedetti
  • Adriana Ramos dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-156

Keywords:

Ensino de Ciências, Jogos digitais, Metodologias, TICs.

Abstract

As demandas atuais do mundo moderno, indicam a necessidade premente de democratização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, no sentido de propiciar aos cidadãos uma melhor compreensão do mundo, para nele intervir de modo consciente e responsável e fornecer-lhes elementos para superação de contradições que depõe contra a qualidade de vida. Essa perspectiva gera importantes implicações para o ensino de Ciências e para o trabalho do professor. A situação de pandemia na qual nos encontramos remete cada educador à necessária atitude de reinventar. Para tanto, é necessário que os educadores assumam o papel de mediadores na busca do conhecimento e que as novas tecnologias sejam aplicadas com um embasamento pedagógico que estimule verdadeiramente a criatividade, a reflexão crítica e a cidadania responsiva, características estas, que atendem as demandas da sociedade atual. Frente a esse quadro, o objetivo do trabalho é apresentar o potencial de utilização do jogo Plague Inc. como uma ferramenta de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências, em tempo de aprendizagem remota. O jogo tem uma premissa desafiadora que cria engajamento do aluno e envolvimento com múltiplos conteúdos da disciplina de Biologia e outras disciplinas, como Geografia, Matemática, entre outras; assumindo aspecto interdisciplinar. Este jogo digital se adequa especialmente aos conteúdos de qualidade de vida das populações humanas.

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Published

2020-05-09

How to Cite

Nascimento, F. G. M. do, Benedetti, T. R., & Santos, A. R. dos. (2020). Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19 / Use of the Pest Game Inc.: a possibility for Science Education in the days of COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(5), 25909–25928. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-156

Issue

Section

Original Papers