Grupo de estudos em atividades interdisciplinares: uma experiência à luz de paulo freire num movimento dentro (universidade) e fora (comunidade) / Group of studies on interdisciplinary activities: an experience in the light of paulo freire in a movement within (university) and outside (community)

Francine Fernandes Cruz, Rita de Cássia M. T. Stano

Abstract


O presente trabalho traça uma analogia entre a abordagem freireana de autonomia e dialogicidade e um Projeto de Extensão desenvolvido pelo Centro de Educação de uma Universidade Pública Brasileira. O Projeto constitui-se de Grupo de Estudos em Atividades Interdisciplinares (GEAIS) e é voltado para a formação docente de alunos dos cursos de licenciaturas em Matemática e Ciências (Física, Química e Ciências Biológicas), alunos do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação em Ciências e professores formadores da mesma universidade.

 


Keywords


Formação de Professores; Educação em Ciências; Dialogicidade

References


BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999, 360p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Ega, 1996.

_____________. Educação como Prática da Liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

_____________. Educação e mudança. 28ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1997.

HUERT, Isabel; COSTA, Nilza; TAVARES, José; BATISTA, Ana Vitória. Docência no ensino superior: partilha de boas práticas. Universidade de Aveiro, 2009

LEITE, Carlinda (org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. 2010.

NÓVOA, Antonio (org.). Profissão professor. 2ª ed. Porto, Editora do Porto, 2008.

ROLDÃO, M. C. Estratégias de Ensino. O saber e o agir do profesor. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão,2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Universidade no Século XXI: por uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2008.

VIEIRA, Flávia. Em contracorrente: o valor da indagação da pedagogia na universidade. In.

Educação, sociedades e culturas,n.28,2009, 107-126.

ZABALZA, Miguel A. Competências docentes o professorado universitario.Calidade e desenvolvementoprofisional. Universidade de Vigo, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-152

Refbacks

  • There are currently no refbacks.