Resíduos alimentares como cascas de frutas e sementes atuando como coagulantes orgânicos no tratamento de efluente textil / Food residues such as fruit shells and seeds acting like organic coagulants of the testile effluent treatment

Julio Cesar Angelo Borges, Edilaine Regina Pereira, Thaís Ribeiro, Fellipe Jhorda Ladeia Janz, Gabriele Lopes Silva

Abstract


Esta pesquisa possui como objetivo avaliar a eficiência de novas fontes de coagulantes orgânicos originados a partir de restos alimentícios como cascas de frutas (casca de maracujá) e sementes (semente de melancia e semente de Moringa oleifera) como alternativas aos coagulantes inorgânicos abundantemente empregados nas estações de tratamento de esgoto, testado aqui como alternativa de baixo custo para o tratamento do efluente de indústria têxtil. Utilizou-se o equipamento Jar Teste simulando os processos de coagulação / floculação / sedimentação para o ensaio da ação dos coagulantes. Foram analisados os parâmetros pH, condutividade elétrica, cor aparente e turbidez. Os ensaios foram realizados em duplicata e os resultados foram avaliados estatisticamente através do programa (R) versão 3.4.2 por meio da análise de variância ANOVA. Os resultados demonstraram o elevado potencial dos novos coagulantes empregados, destacando-se as potencialidades da semente de Moringa oleifera atingindo valores acima de 90% de eficiência de remoção de cor aparente e turbidez, seguido da casca de maracujá que apresentou 55% de eficiência de remoção de turbidez e da semente de melancia com 43% de eficiência de remoção de cor aparente. 

 


Keywords


Efluente têxtil, coagulantes, tratamento.

References


ADEJUMO, M., OLORUNTOBA, E.O.; SRIDHAR, M.K. Use of Moringa oleifera (Lam.) Seed powder as a coagulant for purification of water from unprotected sources in Nigeria. European Scientific Journal, vol. IX, no. 24. 2013

APHA. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 22ª ed. Washington, 1082p. 2012.

FERRARI, C. T. Uso de coagulantes naturais para o tratamento de efluente da indústria de alimentos. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015. Disponível em: < http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2160/1/MD_PPGTA_M_Ferrari%2C%20Crislaine%20Trevisan%20da%20Rocha%20Ribeiro_2015.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2019.

MORAMUDAII, M.A.; FERNANDO, P. Use of seeds of Moringa oleifera to clarify turbid waters and wastewaters, Vidyodaya J. of Sci., vol. 10, pp. 167-182, 2001.

THEODORO, J. D. P. Estudo dos mecanismos de coagulação/floculação para a obtenção de água de abastecimento para o consumo humano. 2012. 184f. Tese de Doutorado (Departamento de Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-149

Refbacks

  • There are currently no refbacks.