Projeto político pedagógico de escolas comunitárias: análise e construção / Pedagogical political project of community schools: analysis and construction

Ana Lúcia Cunha Duarte, Vitória da Silva Sousa, Valéria Maria de Sousa Pinheiro, Rafael Mendonça Mattos

Abstract


A provocação de desenvolver este estudo partiu da tentativa de contribuir com o processo de elaboração de Projeto Político Pedagógico (PPP), proposto em um projeto maior intitulado Projeto Político Pedagógico de Escolas Comunitárias: contribuições para o processo de construção, esse projeto teve duração de dois anos. No primeiro ano de desenvolvimento foi elaborado um plano de trabalho que foi aprovado no Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O nosso objetivo foi de analisar os projetos pedagógicos já existentes e contribuir com o processo de construção, melhorando a qualidade deste documento tão importante e necessário para as escolas de educação básica. A metodologia utilizada foi de interação com as escolas comunitárias no entorno da UEMA. Concluímos que os profissionais responsáveis pelo processo educativo precisam refletir sobre a efetividade da prática pedagógica e compreender que o sistema de ensino, além de construir conhecimentos científicos, é também responsável pela formação cidadã. Pensar o Projeto Político Pedagógico de uma escola é enfrentar o desafio da transformação por meio de um trabalho coletivo e permanente. 


Keywords


Projeto Político Pedagógico. Escolas Comunitárias. Formação de pedagogo.

References


BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Maurinho Baptista. Porto: Porto Editora, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394. Brasília, 20 de dezembro de 1996.

CAVAGNARI, Luiza Borsato. Projeto Político-Pedagógico, autonomia e realidade escolar: entraves e contribuições. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; Resende, Lúcia Maria Gonçalves de (Orgs.). Escola: Espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.

GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília, 1994.

MARQUES, Mário Osório. Projeto pedagógico: a marca da escola. Revista Contexto e Educação, Ijuí, Unijuí, n. 18, abr./jun. 1990.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo, SP: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001 – (Guia da escola cidadã, v.7).

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 6. ed. São Paulo: Libertad, 2006 – (Subsídios Pedagógicos do Libertad, v. 3).

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola Brasileira, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2004.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; Resende, Lúcia Maria Gonçalves de (Orgs.). Escola: Espaço do projeto político-pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O projeto político pedagógico e a avaliação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; Resende, Lúcia Maria Gonçalves de (Orgs.). Escola: Espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-139

Refbacks

  • There are currently no refbacks.