A relevância do perito contador e do laudo pericial para a tomada de decisão judicial / The relevance of the accountant expert and the expert report to the judicial decision-making

Gilberto Barroso da Frota, Girleny Oliveira Viana, André Luiz da Silva Garcez, Weslan Santos Oliveira

Abstract


Conforme relatório publicado sobre o exercício da justiça, foi registrado, em 2016, mais de 102 milhões de processos judiciais. Por conseguinte, uma grande parcela desses processos requer um perito para dar suporte ao juiz no que se refere ao julgamento e decisão do caso. A problematização de pesquisa foi: qual a importância do laudo pericial e do perito contador para a sentença do juiz? Para tanto, o objetivo geral deste trabalho foi identificar a relevância do laudo pericial e do perito contador para o julgamento de uma causa. Já os objetivos específicos foram: apontar os tipos de perícia em ciências contábeis existentes; definir os agentes ativos da perícia contábil e examinar a sua atuação no contexto jurídico. Optou-se pela pesquisa bibliográfica como metodologia, a qual oferece os instrumentos necessários para o desenvolvimento de uma pesquisa que abarque a perspectiva de outros pesquisadores e que utilize diferentes plataformas para o acesso a informações relevantes e pertinentes para o tema de abordagem. Assim, foi possível depreender que o laudo pericial é determinante para a sentença judicial, uma vez que os magistrados não são especialistas nessa área do conhecimento. Os assistentes técnicos e o perito contábil desempenham uma função crucial na busca pela verdade, dado que é a partir de suas competências que as provas são obtidas.  

 


Keywords


Laudo Pericial. Perícia Contábil. Agentes Ativos da Perícia.

References


ALBERTO, Valder Luiz Palombo. PeríciaContábil. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ALBERTO, Valder Luiz Palombo, Perícia Contábil / Valder Luiz Palombo Alberto. 4. ed. – 2. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, Normas brasileiras de contabilidade: perícia contábil: NBC TP 01 e NBC PP 01/ Conselho Federal de Contabilidade. - Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2012. Disponível em < http://portalcfc.org.br/wordpress/wpcontent/uploads/2013/01/Per%C3%ADcia_Cont%C 3%A1bil.pdf>. Acesso em 07 abril 2018.

HOOG, Wilson Alberto Zappa. Prova Pericial Contábil: Aspectos Práticos e Fundamentais.14. Ed. Curitiba: Juruá, 2017.

HOOG, Wilson Alberto Zappa. Perícia contábil: em uma abordagem racional científica. / Wilson Alberto ZappaHoog. / 3ª edição. / Curitiba: Juruá, 2017.

LOPES DE SÁ, Antônio. Laudo Pericial Contábil: diferença entre opinar e informar. Disponível em . Acessado em: 07 abril 2018.

LOPES DE SÁ, Antônio. PeríciaContábil. 7. Ed. São Paulo: Atlas,2005. LOPES DE SÁ, Antônio. Perícia Contábil. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

MAGALHÃES, Antônio de Deus Farias... Perícia Contábil | et al.| - 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2009.

ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. PeríciaContábil. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ORNELAS, M. M. G. Perícia contábil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

WАMBIER, Luiz Rodrigues. Curso Avаnçado de Processo Civil [Livro Eletrônico]:Teoria Gerаl do Processo, volume 1 / Luiz Rodrigues Wаmbier, Eduаrdo Tаlamini. – 5. Ed. 8,11 Mb; PDF.

WAMBIER, Luiz Rodrigues. Curso Avançado de Processo Civil, volume 2 [Livro Eletrônico]:cognição jurisdicional: processo comum de conhecimento e tutela provisória / Luiz Rodrigues Wambier, Eduardo Talamini. – 5. Ed. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016. 7,01 Mb; PDF.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-136

Refbacks

  • There are currently no refbacks.