Calorímetro com arduíno /Calorimeter with arduine

Álefe de Lima Moreira, Rayane Mayara da Silva Souza, Francisco Cassimiro Neto

Abstract


O Calorímetro com Arduino é um projeto que visa integrar as matérias de Física e Química, que são matérias consideradas difíceis e complicadas por muitos alunos. Além de Física e Química, o Calorímetro, também, tenciona integrar a matéria de Programação Orientada a Objetos do curso técnico do IFPB Campus Santa Rita. O projeto do Calorímetro com Arduino também objetiva a aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), e ajudar, os alunos que tiverem contato, a aprimorar seu senso de investigação em busca de resoluções aos problemas do cotidiano. Ademais, o projeto propõe-se a aprimorar a automação do processo de análise das informações calorimétricas de uma mistura e/ou reação.

 


Keywords


Arduíno;Aprendizagem Baseada em Projetos; Física; Química; Computação.

References


ARDUINO. What is Arduino?. Arduino, 2008. Disponível em: https://www.arduino.cc/en/Guide/Introduction. Acesso em: 25 set. 2019.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o século XXI. 1. ed. São Paulo: Penso, 2014.

BÔAS, N. V; DOCA, R. H.; BISCUOLA, G. J. Física. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

CARON, A. A tecnologia transformou – e continua transformando – o modo como vivemos e nos comunicamos. A cada momento, novos recursos surgem para facilitar a vida das pessoas. 2017. Disponível em: https://www.positivoteceduc.com.br/blog-lego-education/vantagens-de-implantar-tecnologia-escola/. Acesso em: 25 set. 2019.

FAZENDA, I. C. A. et al. O Que É Interdisciplinaridade? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LORENZONI, M. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) em 7 passos. Geekie, 2016. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/aprendizagem-baseada-em-projetos/. Acesso em: 22 set. 2019.

PINTO, D. de O. Aprendizagem Baseada em Projetos: tudo o que você precisa saber. Blog Lyceum, 2019. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/aprendizagem-baseada-em-projetos/. Acesso em: 21 set. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-129

Refbacks

  • There are currently no refbacks.