Estudo dos resíduos dos fornos de cerâmica para a produção de concretos de cimento Portland / Study of ceramic furnace wastes for the production of portland cement concretes

Murilo Henrique Lima de Souza, João Victor Fazzan, Adriana Maria Pereira, Rafael Braganceiro Santin, Wilson José da Silva, Carlos Henrique Rossi, Júlia Novais Silveira, Gabriel Hideki Honda Maeda

Abstract


 

Atualmente, a geração de resíduos e a exaustão das reservas naturais têm sido motivo de preocupação para a sociedade no que diz respeito à preservação ambiental e à qualidade de vida. Ao mesmo tempo em que o setor da construção civil vem aprimorando as aplicações do cimento Portland nos diversos tipos de obras, o setor de cerâmica vermelha no Brasil enfrenta grandes desafios para a manutenção e aprimoramento do seu parque industrial. Sendo assim, o objetivo deste projeto é avaliar a viabilidade da utilização do resíduo gerado nos fornos das fábricas de cerâmicas (AFC) da região de Ilha Solteira – SP, para a produção de concretos estruturais. A partir de ensaios granulométricos e de empacotamento das misturas, foram moldados corpos de prova com diferentes porcentagens de resíduo em substituição parcial à massa de agregado miúdo, compreendido entre 0% e 30%. A caracterização mecânica das amostras foi feita a partir dos ensaios de resistência mecânica à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral e módulo de elasticidade, além do ensaio de absorção de água. Em geral, o teor de 15% de substituição de areia média natural por AFC proporciona melhores propriedades mecânicas e de durabilidade dos concretos produzidos.

 

 


Keywords


resíduo dos fornos de cerâmica; concretos; propriedades mecânicas.

References


APONTE, D. F. Un estudio de la eficacia cementante de las cenizas volantes. Universitat Politecnica de Catalunya, PhD thesis, Barcelona, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBRNM 67: concreto – determinação da consistência pelo abatimento o tronco de cone. Rio de Janeiro, 1998. 8 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 5738: Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 5739: concreto - ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos concreto. Rio de Janeiro, 2018. 9 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 7222: argamassa e concreto - determinação da resistência à tração por compressão diametral de corpos-de-prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2011. 5 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 8522: concreto - determinação dos módulos estáticos de elasticidade e de deformação e da curva tensão deformação. Rio de Janeiro, 2008. 16 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 9778: argamassa e concreto endurecidos – determinação da absorção de água por imersão, índice de vazios e massa específica. Rio de Janeiro, 2009. 4 p.

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção. INFORMATIVO ECONÔMICO CONSTRUÇÃO CIVIL: DESEMPENHO E PERSPECTIVAS. Disponível em:

. Acesso em: 30 out. 2018.

ENGENHARIA, Blog. Novo método de produção de cimento diminui em 40% a emissão de CO2. Disponível em: Acesso em 26 set. 2018.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 3. ed. São Paulo: IBRACON, 2008. 674 p.

OLIVEIRA, ANGELINA DO NASCIMENTO. Estudo da substituição parcial do cimento portland por resíduo de cerâmica vermelha. Mossoró, 2012. Monografia (Graduação Ciência e tecnologia) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 62 f.

O’REILLY DÍAZ, VITERVO. Método de dosagem de concreto de elevado desempenho. São Paulo: Pini, 1998. 122 p.

SNIC. Sindicato Nacional da Indústria de Cimento. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2018.

TUTIKIAN, B. F.; ISAIA, G. C.; HELENE, P. Concreto de alto e ultra-alto desempenho. In: ISAIA, Geraldo Cechella. Concreto: Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ibracon, 2011. Cap. 36.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-126

Refbacks

  • There are currently no refbacks.