Uso da Simulação Computacional no Estudo de Desempenho em uma Linha de Fabricação de Vigas Metálicas / Application of Computer Simulation in the Performance Study on a Steel Beam Manufacturing Line

Evandro Carlos Soffiatti, Wu Xiao Bing

Abstract


O estudo avalia a utilização de simulações de eventos discretos à aplicação da análise da produtividade nas estações de trabalho em um processo de fabricação de vigas metálicas, às quais são parte estrutural de equipamentos aplicados à elevação e basculamento de caminhões na operação de descarga de grãos.

Neste trabalho a linha de fabricação é modelada utilizando-se informações do sistema produtivo, simulando-a na busca de soluções às dificuldades em produtividade e baixa eficiência dos postos de trabalho.

Sob estas análises os resultados obtidos definiram possibilidades de redução em alocação de mão de obra à faixa de 14% e aumento na produtividade, alcançada por melhor aderência entre os processos e reduções de esperas nos postos de trabalho, à faixa de 22%, orientados pela sugestão a uma reorganização ao fluxo e layout da linha de produção.

 

 


Keywords


Simulação Computacional, Linha de Produção, Eficiência, Produtividade, Balanceamento de Produção.

References


Ambrósio, C. W., Da Silva, L. B., & Montenegro, L. C. (Julho de 2010). Modelo Computacional para Análise do Desempenho de um Processo Semicontínuo de distribuição de Gás Linz-Donawitz. Gestão & Produção, 17(3), 525 - 536.

Andrade, J. T., Silva, E. S., Silva, J. V., Medeiros, L. D., & Silva, D. C. (26-29 de Junho de 2012). Modelagem e simuação: A aplicação da simulação em uma empresa produtora de gelo. VII SEPRONE “A Engenharia de Produção frente ao novo contexto de desenvolvimento sustentável do Nordeste: coadjuvante ou protagonista?”.

Bangsow, S. (2010). Manufacturing Simulation with Plant Simulation and SimTalk. Germany: Springer.

Caputo, G., Gallo, M., & Guizzi, G. (Março de 2009). Optimization of Production Plan Through Simulation Techniques. WSEAS Transactions on Information Science and Applications, 6(3), pp. 352 - 362.

Chwif, L., & Medina, A. (2010). Modelagem e simulação de eventos discretos: Teoria e aplicações (3 ed.). São Paulo.

Freitas Filho, P. J. (2008). Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas com Aplicações em Arena (2ª ed.). (L. Carvalho, Ed.) Florianópolis, Santa Catarina: Visual Books.

Lorenzi, D. F. (20 de Outubro de 2014). Aplicação de Modelagem e Simulação na Manufatura de Eletrônicos Usando Plant Simulation. Siemens PLM Connection, p. 22.

Robinson, S. (2004). Simulation : The Practice of Model Development and Use (1ª ed.). Inglaterra: Wiley.

Santos, E. S. (2011). Simulação computacional no auxílio à tomada de decisão nos processos produtivos industriais: Utilizando a ferramenta Tecnomatix Plant Simulation 9.0. Dissertação, Universidade /federal do Pará, Belém.

Siemens. (2012). Plant Simulations Basics, Methods and Strategies (10.1 ed., Vol. PLT101). (Siemens, Ed.) Sao Paulo: Siemens.

Soffiatti, E. C. (Maio de 2016). Estudo da Eficiência em uma Linha de Produção de sistemas de Descarga de Granéis através da Simulação Computacional. Universidade de Passo Fundo, Departamento de engenharia Mecânica. Passo Fundo: UPF.

Soffiatti, E. C. (2019). Estudo de produtividade no processo de fabricação de vigas metálicas por meio do uso da simulação computacional – um estudo de caso. Em J. Kurek, W. X. Bing, & A. Hoose, Aplicações de simulação e otimização nos sistemas de produção: Vol. 1, p. 236. Passo Fundo: UPF Editora




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-114

Refbacks

  • There are currently no refbacks.