Educação ambiental no ensino infantil na cidade de Mérida, México: resíduos sólidos e reciclagem / Environmental education in childhood education in the city of Mérida, Mexico: residual waste and recycling

Mônica de Luna Beraldo

Abstract


Resíduos gerados por aglomerações urbanas, processos produtivos e em estações de tratamento de esgoto são um grande problema. A solução para tal problema não depende apenas de atitudes governamentais e empresas; deve ser também resultado do empenho de cada cidadão. Por meio da educação ambiental o educando começa a obter conhecimentos relacionados ao meio ambiente e a sociedade. Com isso, o objetivo do trabalho foi ministrar uma aula de educação ambiental para o ensino infantil, apresentando uma problemática ambiental e possível solução. Foi realizado um teatro e posteriormente uma atividade sobre resíduos sólidos e reciclagem em uma escola da cidade de Mérida, México. Durante a realização da aula ficou evidente o interesse dos alunos quanto a apresentação de teatro, além de demostrarem um domínio do conteúdo durante a realização da atividade seguinte. A educação ambiental no ensino infantil é de extrema importância para desenvolver um pensamento crítico desde a infância, implicando uma mudança na forma de pensar e na transformação do conhecimento das crianças.


Keywords


Conscientização; Educação Infantil; Resíduos Sólidos; Reciclagem.

References


FADINI, P.S.; FADINI, A.A.B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, v. 1, p. 9-18, 2001.

JACOBI, P.R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.

MEDEIROS, A.B. et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2011.

SCHAFER, A.; BELTRAME, G.T.; WASUM, R.A. et al. Fundamentos Ecológicos para a Educação Ambiental: municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar. Caxias do Sul: Educs, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-098

Refbacks

  • There are currently no refbacks.