Utilização da técnica de velocimetria por imagens de partículas (PIV) para obtenção do mapa de deformações em painéis de madeira de Pinus oocarpa / Use of the particle imaging velocimetry (PIV) technique to obtain the deformation map in Pinus oocarpa wood panels

Eduardo Hélio de Novais Miranda, Rodrigo Allan Pereira, Taiane Oliveira Guedes, Fernando Pujaico Rivera, Francisco Carlos Gomes, Roberto Alves Braga Júnior, Lucas Henrique Pedrozo Abreu, Larissa Carvalho Vilela Pereira

Abstract


Diversas metodologias convencionais são capazes de caracterizar os materiais, no entanto, a maioria destas técnicas apresenta problemas como o custo dos equipamentos e dos ensaios, além de causarem danos permanentes aos corpos de prova. Neste contexto, surgem alternativas à estas técnicas, dentre as quais estão as técnicas não destrutivas de ensaio, destacando-se a técnica de velocimetria por imagens de partículas (PIV). A técnica PIV mede variações de posição de uma região de análise em um objeto a partir de imagens capturadas durante uma sessão de carregamento. O objetivo nesta pesquisa foi analisar os deslocamentos ocorridos na superfície de painéis de madeira de Pinus oocarpa, submetidos ao ensaio de flexão estática, através da construção do mapa de deformações. Com a aplicação de uma regressão linear entre os valores de deformação obtidos antes da ruptura dos corpos de prova, verificou-se que o valor do coeficiente de determinação entre os valores advindos da técnica PIV e do relógio comparador foi consideravelmente satisfatório. Concluiu-se que foi possível a análise das deformações ocorridas na superfície dos corpos de prova de maneira precisa, através da técnica não destrutiva.

 


Keywords


Deslocamentos, Flexão Estática, Técnica não Destrutiva.

References


AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS.ASTM D143 94: Standard Test Methods for Small Clear Specimens of Timber-ASTM D143-94, 1994.

BALLARIN, W.A. et al. Determinação do módulo de elasticidade da madeira juvenil e adulta de Pinus taeda por ultra-som.Jaboticabal, 2005.

BRAGA JÚNIOR, R. A. et al. Maps of deformations in a cantilever beam using particle image velocimetry (PIV) and speckle patterns. Revista Escola de Minas, Ouro Preto, v. 68, n. 3, p. 273-278, 2015.

HIBBELER, R.C. Estática - Mecânica para Engenharia. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2011.

Paiva, J.C. Madeiras. Disponível em: http://ww1.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/teses/020370017/madeiras/madeiras.htm. Consultado em 18 de maio de 2017.

PALMA, H. C. L. Determinação de propriedades elásticas e de resistência em compensados de Pinus elliottii.SCIENTIA FORESTALIS. n. 51, p. 37-48, 1997.

PEREIRA, R. A. Velocimetria por imagens de partículas aplicadas ao estudo de deformações em madeira serrada e painéis de madeira. Tese (Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.

SOUZA, T. M. et al. Non-destructivetechnologyassociating PIV andSunset laser tocreatewooddeformationmapsandpredictfailure.BiosystemsEngineering, London, v. 126, p. 109-116, 2014.

TARGA, L.A. et al. Avaliação do módulo de elasticidade da madeira com uso de método não-destrutivo de vibração transversal,Jaboticabal, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-074

Refbacks

  • There are currently no refbacks.