Utilização da técnica de velocimetria por imagens de partículas (PIV) para o estudo do módulo de elasticidade de painéis de madeira compensada / Use of particle image velocimetry (PIV) to study the modulus of elasticity of plywood panels

Authors

  • Eduardo Hélio de Novais Miranda
  • Rodrigo Allan Pereira
  • Taiane Oliveira Guedes
  • Fernando Pujaico Rivera
  • Francisco Carlos Gomes
  • Roberto Alves Braga Júnior
  • Lucas Henrique Pedrozo Abreu
  • Larissa Carvalho Vilela Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-072

Keywords:

Módulo de Elasticidade, Flexão Estática, Técnica não Destrutiva.

Abstract

Várias são as metodologias e técnicas de ensaio capazes de caracterizar os materiais. No entanto, a maioria destas técnicas apresenta problemas como o custo dos equipamentos e dos ensaios. Neste contexto, surgem alternativas quanto a estes problemas, dentre as quais estão as técnicas não destrutivas de ensaio, destacando-se a técnica de velocimetria por imagens de partículas (PIV). O objetivo nesta pesquisa foi avaliar o emprego da técnica PIV para medições de deformações em corpos de prova submetidos a ensaio de flexão estática, e por fins de comparação, utilizou-se também, três relógios comparadores. A técnica PIV mede variações de posição de uma região de análise em um objeto a partir de imagens antes e depois de uma sessão de carregamento. Os ensaios foram aplicados em painéis de madeira Compensado. Com a aplicação de teste “t de Student” com nível de significância de 1%, verificou-se que as médias de valores advindos da técnica PIV e do relógio comparador são iguais estatisticamente. Concluiu-se que a técnica PIV foi capaz de fornecer valores de módulo de elasticidade com a mesma precisão dos métodos convencional mente utilizados.

 

References

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D1037-12: Standard Test Methods for Evaluating Properties of Wood-Base Fiber and Particle Panel Materials, 2006.

BALLARIN, W.A; NOGUEIRA, M. Determinação do módulo de elasticidade da madeira juvenil e adulta de Pinustaedapor ultra-som. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, 2005. vol. 25, n.1, p. 19-28.

EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. EN 310: Wood-based panels: Determination of modulus of elasticity in bending and of bending strength.Berlim, 1993.

PAIVA, J.C. Madeiras. Disponível em <http://ww1.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/teses/020370017/madeiras/madeiras.htm> Consultado em 18 de maio de 2017.

PALMA, H. C. L. Determinação de propriedadeselásticas e de resistênciaemcompensados de Pinuselliottii. SCIENTIA FORESTALIS, Botucatu, 1997. n. 51, p. 37-48.

PEREIRA, R. A. Velocimetria por imagens de partículas aplicadas ao estudo de deformações em madeira serrada e painéis de madeira. Tese (Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.

TARGA, L.A.; BALLARIN, W.A.; BIAGGIONI, A.M.M. Avaliação do módulo de elasticidade da madeira com uso de métodonão-destrutivo de vibração transversal. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, 2005. vol. 25, n. 2, p. 291-299.

Published

2020-05-06

How to Cite

Miranda, E. H. de N., Pereira, R. A., Guedes, T. O., Rivera, F. P., Gomes, F. C., Júnior, R. A. B., Abreu, L. H. P., & Pereira, L. C. V. (2020). Utilização da técnica de velocimetria por imagens de partículas (PIV) para o estudo do módulo de elasticidade de painéis de madeira compensada / Use of particle image velocimetry (PIV) to study the modulus of elasticity of plywood panels. Brazilian Journal of Development, 6(5), 24766–24772. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-072

Issue

Section

Original Papers