Utilização da técnica de velocimetria por imagens de partículas (PIV) para o estudo do módulo de elasticidade de painéis de madeira compensada / Use of particle image velocimetry (PIV) to study the modulus of elasticity of plywood panels

Eduardo Hélio de Novais Miranda, Rodrigo Allan Pereira, Taiane Oliveira Guedes, Fernando Pujaico Rivera, Francisco Carlos Gomes, Roberto Alves Braga Júnior, Lucas Henrique Pedrozo Abreu, Larissa Carvalho Vilela Pereira

Abstract


Várias são as metodologias e técnicas de ensaio capazes de caracterizar os materiais. No entanto, a maioria destas técnicas apresenta problemas como o custo dos equipamentos e dos ensaios. Neste contexto, surgem alternativas quanto a estes problemas, dentre as quais estão as técnicas não destrutivas de ensaio, destacando-se a técnica de velocimetria por imagens de partículas (PIV). O objetivo nesta pesquisa foi avaliar o emprego da técnica PIV para medições de deformações em corpos de prova submetidos a ensaio de flexão estática, e por fins de comparação, utilizou-se também, três relógios comparadores. A técnica PIV mede variações de posição de uma região de análise em um objeto a partir de imagens antes e depois de uma sessão de carregamento. Os ensaios foram aplicados em painéis de madeira Compensado. Com a aplicação de teste “t de Student” com nível de significância de 1%, verificou-se que as médias de valores advindos da técnica PIV e do relógio comparador são iguais estatisticamente. Concluiu-se que a técnica PIV foi capaz de fornecer valores de módulo de elasticidade com a mesma precisão dos métodos convencional mente utilizados.

 


Keywords


Módulo de Elasticidade, Flexão Estática, Técnica não Destrutiva.

References


AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D1037-12: Standard Test Methods for Evaluating Properties of Wood-Base Fiber and Particle Panel Materials, 2006.

BALLARIN, W.A; NOGUEIRA, M. Determinação do módulo de elasticidade da madeira juvenil e adulta de Pinustaedapor ultra-som. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, 2005. vol. 25, n.1, p. 19-28.

EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. EN 310: Wood-based panels: Determination of modulus of elasticity in bending and of bending strength.Berlim, 1993.

PAIVA, J.C. Madeiras. Disponível em Consultado em 18 de maio de 2017.

PALMA, H. C. L. Determinação de propriedadeselásticas e de resistênciaemcompensados de Pinuselliottii. SCIENTIA FORESTALIS, Botucatu, 1997. n. 51, p. 37-48.

PEREIRA, R. A. Velocimetria por imagens de partículas aplicadas ao estudo de deformações em madeira serrada e painéis de madeira. Tese (Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.

TARGA, L.A.; BALLARIN, W.A.; BIAGGIONI, A.M.M. Avaliação do módulo de elasticidade da madeira com uso de métodonão-destrutivo de vibração transversal. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, 2005. vol. 25, n. 2, p. 291-299.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-072

Refbacks

  • There are currently no refbacks.