Inclusão de crianças autistas no ambiente escolar / Inclusion of autistic children in the school environment

Joelma dos Santos Torres, Ana Clara da Silva Nascimento, Andréa Firmino da Silva, Emanuella Roberta da Silva Brito, Rosangela dos Santos Moreira, Ramôn da Silva Santos

Abstract


O presente trabalho tem como objetivo estudar as dificuldades encontradas na inclusão de alunos autistas em sala de aula. Percebe-se que o auxilio voltado para a educação especial ainda não esta completamente adequada, existem escolas que ainda não contam com profissionais preparados para lidarem com crianças diferentes em sala de aula, tudo reflexo de séculos passados onde viam a deficiência como uma maldição, para que se obtivesse uma melhor compreensão foi realizado um levantamento histórico indispensável e de extrema importância para entender o que foi a inclusão na sociedade e como era visto o deficiente perante ela desde antiguidade até os dias de hoje. A pesquisa é qualitativa com caráter exploratório, tendo como objeto principal a consulta da vasta bibliografia existente sobre o assunto, através de observações concretizadas durante o convívio em escolas públicas do estado da Paraíba e por cursado disciplinas que se fala da grande dificuldade de inserção na sociedade desses indivíduos com necessidades especiais.


Keywords


Autismo, educação especial, inclusão.

References


AMA BLUMENAU. Blog Spot 2010. Acesso: 08 de maio de 2019. URL: http://amablumenau.blogspot.com.br/p/qual-o-perfil-de-nossos-filhos.html

BRASIL. Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. MEC SEESP, 2001. FERREIRA, Windyz B. Educação Inclusiva: Será que sou a favor ou contra uma escola de qualidade para todos? Revista da Educação Especial - Out/2005, Nº 40.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil _03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 3 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. MEC; SEEP; 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. MEC; SEEP; 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. MEC; SEEP; 2009.

FERREIRA, Marcia Elisa Caputo; GUIMARÃES, Marly. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FOREST, M., PEARPOINT, J. (1997). Inclusão: um panorama maior. In M. T. E. Mantoan, et al. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema (p.138). São Paulo: Memnon.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon. Editora SENAC, 1997.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MELLO, Ana Maria S. Rios. Autismo: guia prático. 7ª ed. São Paulo: AMA; Brasília: Corde, 2007.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SECADAS, Celedonio Castanedo. Autismo Infantil: avaliação e intervenção psicopedagógica. In: GONZÁLEZ, Eugenio. Necessidades educacionais específicas. Porto alegre: Artmed, 2007, cap. 11.

SERRA, D. A educação de alunos autistas: Entre os discursos e as práticas inclusivas das escolas regulares. Revista Eletrônica Polêmica. Rio de Janeiro, 2008. Acesso em 1 de junho de 2019. URL: http://www.polemica.uerj.br/pol23/oficinas/artigos/lipis

UNESCO. Declaração Mundial de Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Conferência Mundial sobre Educação para Necessidades Especiais, 06, 1994, Salamanca (Espanha). Genebra: Unesco, 1994.

VYGOSTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Martins Fontes - São Paulo. 5ª edição, 1994.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.