A importância da redução na geração de resíduo limalha de aço pela alteração das etapas de um processo de fabricação / The importance of reducing the generation of steel residue waste by changing the steps of a manufacturing process

Authors

  • Mario Fernando Mello
  • Jéssica Citron Muneroli

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-049

Keywords:

Resíduo, Eliminação de desperdícios, Processos Produtivos.

Abstract

No mundo competitivo em que as empresas se encontram otimizar processos reduzindo desperdícios é um desafio a ser perseguido diariamente. O presente estudo foi desenvolvido em uma empresa de implementos agrícolas, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul e tem por objetivo principal identificar perdas em um processo de estamparia bem como diminuir a contaminação do ambiente com o aço residual proveniente do processo de fabricação, promovendo as mudanças necessárias no referido processo. O trabalho foi realizado durante os meses de setembro a dezembro de 2015. Aumentar a produtividade e reduzir a contaminação ambiental em função de um resíduo chamado limalha de aço ficou comprovado ser possível através da mudança de um processo produtivo. Através das análises e as mudanças sugeridas no novo processo pode-se concluir que com as alterações nas etapas do processo de fabricação, os benefícios ocorreram tanto nas questões econômicas quanto nas questões ambientais.

 

 

References

ANTUNES, J.Sistemas de produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta. Porto Alegre: Bookman, 2008.

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia.Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.

CAMPOS, V. F. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês).Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.

CORRÊA, H. L.; GIANESINI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II/ERP: conceitos, uso e implantação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

DIAS, R.Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção.2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

PALADINI, E.P. Gestão da qualidade: teoria e prática. – 2. ed. – 11. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2011.

SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da Engenharia de Produção; tradução Eduardo Schaan. – 2. ed. – Porto Alegre: Bookman, 1996.

SLACK N. Administração da Produção / Nigel Slack, Stuart Chambers, Robert Johnston; tradução Maria Teresa Corrêa de Oliveira. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. - 4. ed. -Porto Alegre: Bookman, 2010.

Published

2020-05-05

How to Cite

Mello, M. F., & Muneroli, J. C. (2020). A importância da redução na geração de resíduo limalha de aço pela alteração das etapas de um processo de fabricação / The importance of reducing the generation of steel residue waste by changing the steps of a manufacturing process. Brazilian Journal of Development, 6(5), 24474–24488. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-049

Issue

Section

Original Papers