A inovação proposta pelo condomínio sustentável: Nuances para a Arquitetura e Engenharia Civil na idealização do lugar propício ao lar / The innovation proposed by the sustainable condominium: Nuances for Architecture and Civil Engineering in the idealization of the right place for the home

Mateus Santos de Farias, Débora Araújo Leal

Abstract


O presente estudo é exponeceado nas contribuições do condomínio sustentável para qualidade de vida e beneficiamento ambiental bem como alternativas para a Engenharia Civil e a Arquitetura, a questão norteadora desta investigação está estruturada em: De que maneira a implantação do Condomínio Sustentável pode contribuir para a qualidade de vida e beneficiamento ambiental? Nesse sentido traça-se como objetivo geral do estudo: Analisar como a implantação do Condomínio Sustentável pode contribuir para a qualidade de vida e beneficiamento ambiental. E por objetivos específicos: Demonstrar os princípios sustentáveis para a implantação do empreendimento; Destacar os benefícios fiscais e tributários promovidos pelo Condomínio Sustentável. Na metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico fundamentada em Gil (2009), que se dá através de leituras de material publicados em livros, artigos, sites, neste viés travou-se um diálogo com os seguintes teóricos: Deganutti; Palhaci; Rossi; Tavares; Santos (2008); Rizzoni; Tobias; Del Bianchi (2012). Franco (2011); Mascaro (2003); Rossetto (2005); Bustos Romero (2001). Através das análises realizadas, foi possível constatar que o inédito e maior diferencial desse empreendimento está na área comercial localizada em pontos estratégicos da entrada do condomínio disponíveis para aluguel para investidores e terceiros que queiram usufruir do espaço para comércio de produtos e serviços variados, traz de benefícios diretos e indiretos para os moradores em torno de 50% de um salário mínimo de receita mensal tornando esse o mais inovador dos empreendimentos condominiais de residência no Brasil.

 


Keywords


Condomínio Sustentável, Qualidade de vida, Beneficiamento ambiental

References


Bustos, Romero (2001). Marta Adriana. A arquitetura bioclimática do espaço público / Marta Adriana Bustos Romero. – Brasília: Editora Universidade de Brasília,

Deganutti, R.; Palhaci, M. C. J. P.; Rossi, M.; Tavares, R.; Santos, C. (2008). Biodigestores rurais: modelo indiano, chinês e Batelada. Bauru-SP.

Franco, Maria de Assunção Ribeiro (2001). Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP.

Gil, Antonio Carlos (2009). Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas.

Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição. São Paulo: Atlas.

Mascaro, Juan Luis (2003). Loteamentos urbanos. Porto Alegre: Editora Mascaro.

ONU - Organização das Nações Unidas (2017). Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. Disponível em: Acesso em 13/03/2020.

Rizzoni, L. B.; Tobias, A. C. T.; Del Bianchi, M.; Garcia, J. A. D (2012). Biodigestão anaeróbia no tratamento de dejetos de suínos. Alfenas, Revista Científica Eletrônica De Medicina Veterinária.

Rossetto, Adriana Marques. Orth, Dora Maria. Rossetto, Carlos Ricardo (2005). O planejamento estratégico formulado a partir da participação da comunidade, utilizado como indutor do desenvolvimento sustentável de cidades. In A. P. Wickert (Org.), Arquitetura e urbanismo em debate (pp. 163-188). Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.

Fontes das figuras

Figura 1: Disponível em https://www.portalsolar.com.br/comofuncionaenergia-solar.html. Acesso em 12/03/2020.

Figura 2: Disponível em http://www.eletrovento.com.br/pagina/saiba-mais/sobre-energia-eolica/47/. Acesso em 12/03/2020.

Figura 3: Disponível em http://www.oatibaiense.com.br/News/8/14349/prefeitura-e-saae iniciam-novo-sistema-de-coleta-seletiva. Acesso em 12/03/2020.

Figura 4: Disponível em https://www.sanearbrasil.com.br/produtos/biodigestores/?gclid=eaiaiqobchmimcyqv6aivdysrch2xiwf_eaayasaaegirdpd_bwe. Acesso em 12/03/2020.

Figura 5: Disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/aguas-pluviais. Acesso em 12/03/2020.

Figura 6: Disponível em http://projeteee.mma.gov.br/implementacao/efeito-chamine-fluxo-acelerado/?cod=vn. Acesso em 12/03/2020.

Figura 7: Disponível em http://www.ecoeficientes.com.br/residencia-com-solucoes-sustentaveis-em-brasilia. Acesso em 12/03/2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-048

Refbacks

  • There are currently no refbacks.