Gestão de resíduos: uma análise sobre os impactos da geração de rejeitos na construção civil / Waste management: an analysis of the impacts of the generation of tailings in civil construction

Larissa Jhenniffer Conceição Oliveira, Micaelle Cristien Barreto Soares, Wanessa M. Godoi Quaresma, Ana Lúcia Carrijo Adorno

Abstract


O setor da construção civil é um dos setores que mais geram resíduos e que na maioria dos casos são descartados de forma indevida, gerando assim diversos problemas ambientais. Para dar melhor destinação aos resíduos provenientes da construção, a fim de que sejam evitados os efeitos negativos que eles podem ter no meio ambiente o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA juntamente com a  Norma ABNT NBR 10.004/2004 - Resíduos sólidos - Classificação, que trata dos resíduos sólidos e suas classificações estabeleceram diretrizes para serem seguidas em relação a destinação de resíduos da construção civil. Com base nisso, o artigo em questão visa discutir sobre a gestão de resíduos fazendo uma análise sobre os impactos da geração de rejeitos na construção civil. Esse estudo tem como objetivo analisar a otimização dos processos de destinação e tratamento dos resíduos sólidos gerados pela construção civil baseados nas normativas apresentadas e através do levantamento do material teórico por meio de pesquisa bibliográfica onde os resultados foram discutidos em forma de relatório.


Keywords


Gestão de Resíduos. Sustentabilidade. Construção Civil.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.004 - Resíduos sólidos - Classificação. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15112– Resíduos da construção civil e resíduos volumosos – Área de transbordo e triagem – Diretrizes para projeto, implantação e operação. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15113– Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes – Aterros – Diretrizes para projeto, implantação e operação. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15114 – Resíduos sólidos da construção civil – Áreas de reciclagem – Diretrizes para projeto, implantação e operação. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15115 – Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil – Execução de camadas de pavimentação – Procedimentos. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15116 – Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil – Utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural – Requisitos. 2004.

ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE A GERAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E AS CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS. Bertol, Alessandra Cardoso; Raffler, Andréia; Santos, Jaqueline Pimentel dos. Universidade Tecnologica Federal do Pará – Departamento Acadêmico de Construção Civil - Curso de Engenharia da Produção Civil. 2013.

BIDONE, fr; POVINELLI, J. Conceitos básicos de resíduos sólidos. São Carlos: EESC-USP, 1999

CALDERONI, Sabetai. Os Bilhões Perdidos no Lixo. São Paulo SP 2003, Editora

Humanitas FFLCH/USP.

CAMPOS, Maria Helena Arranhado Carrasco. A CONSTRUTIBILIDADE EM PROJECTOS DE EDIFÍCIOS PARA O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL. 2002.

GESTÃO DE RESIDUOS SOLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Ferreira, Alice Cristina Alves; Costa, Fernanda Monteiro Vieira da; Dias, Isabella de Cássia Teotônio; Santos, Silvio. Revista Pensar Engenharia, 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LEI Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981.

LEI Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

LIMA, Jose Dantas de. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. Paraíba, Editora João Pessoa: 2001.

RESOLUÇÃO CONAMA nº 1, de 23 de janeiro de 1986

RESOLUÇÃO CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002.

VALOTTO, Daniel Vitorelli. Busca de informação: gerenciamento de resíduos da construção civil em canteiro de obras. Monografia. Universidade Estadual de Londrina, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-047

Refbacks

  • There are currently no refbacks.