Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry

Pedro Henrique Mirapalheta Jacques, Rita de Cássia dos Reis Schmidt, Henrique Carvalho de Andrade, Paola Victória da Costa Ghignatti, João Marcelo Astolfi Picanço, Ana Cristina Borba da Cunha

Abstract


Diversos fatos do cotidiano são complexos e exigem interação de diversas áreas do conhecimento para assimilação, uma vez que individualizar as fontes de buscas reduz as possibilidades de resoluções, as quais poderiam permitir a compreensão dos fenômenos estudados. Para que isso não ocorra principalmente com matérias mais complexas como por exemplo a química e a física são necessários métodos de trabalho contextualizados e interdisciplinares, sendo esses uma forma mais dinâmica de ensino. Levando em consideração esse cenário, juntamente com o Programa de Iniciação à Docência (PID), o qual tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de graduação, o presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de criar formas que venham contribuir para aprendizagem dos graduandos. Com esse escopo de motivar os alunos e facilitar a compressão de determinados assuntos, foi possível realizar diversas atividades para esse fim; como por exemplo a implementação de aulas com “Práticas Investigativas”, a realização da “Olimpíada de Química”, e ainda a utilização da plataforma digital “Kahoot” através de Quiz para reforçar o conteúdo estudado. A atividade realizada vem apresentando bons resultados tanto em pesquisas de avaliações (satisfação) com alunos, como em seus desempenhos acadêmicos. Com todas as vantagens que essas práticas vêm apresentando, outros professores também estão se tornando adeptos de metodologias ativas de ensino, para ministrar suas aulas de forma mais dinâmica.


Keywords


Metodologias Ativas, Kahoot, Práticas investigativas, Ensino de Química.

References


BRAIBANTE, M.E.F. et al. A Cana-de-Açúcar no Brasil sob um Olhar Químico e Histórico: uma Abordagem Interdisciplinar. Química Nova na Escola, n. 1, p. 3-10, 2013.

LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teórico-Metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução N° 2, de 1° de julho de 2015 nº 2, de 1 de julho de 2015. Art. 2°. CNE/CP: Diretrizes Curriculares Nacionais, Brasil, 1 jul. 2015.

RAHAL, F. A. S. Jogos didáticos no ensino de Física: um exemplo na termodinâmica. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 18, 2009, Belo Horizonte. Resumo... Belo Horizonte, 2009.

NEVES, Mônica; ARAUJO, Karla; SEREJO, Teresa; OLIVEIRA, Marcelo. Desenvolvimento de jogos didáticos como auxiliador do ensino da físico - química na graduação. V CONNEPI, Maceió, p. 1-3, 6 jan. 2010.

COSTA, T. C. M.; OLIVEIRA, I. P. S; SANTOS, L.M. Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica. Brazilian Journal of Development , Salvador, v. 5, n. 9, p. 14321-14326, 9 set. 2019.

GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, 2001.

JÚNIOR, J.B.B. O aplicativo Kahoot na eduação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds, Maranhão, p. 1587-1602, 6 jan. 2017.

ANVISA (Brasil). Dirceu Raposo de Mello et al. Identificação e Doseamento de Formaldeído Livre (Formaldehyde). In: ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos: Uma Abordagem sobre os Ensaios Físicos e Químicos. 1ª. ed. Brasilia: Anvisa, 2007. cap. Parte 2, p. 93-98. ISBN 978-85-88233-23-2.

DUQUE, Nathalia. Dopamina: o que é e seus efeitos no corpo humano. 26 nov. 2018. Figura. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/dopamina/. Acesso em: 19 mar. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-031

Refbacks

  • There are currently no refbacks.