Acessibilidade em estádios: estudo de caso sobre o estádio Jonas Duarte em Anápolis – Goiás / Accessibility in stadiums: a case study about Jonas Duarte stadium in Anápolis - Goiás

Ana Flávia Reis Pinheiro, Filipe Fonseca Garcia

Abstract


A proposta deste estudo é apresentar alguns critérios para o acesso adequado de pessoas cadeirantes ao estádio Jonas Duarte tomando como base a ABNT NBR 9050/15. A metodologia de estudo baseia-se no levantamento de dados por meio de relatório, fazendo comparações entre a realidade do estádio e o padrão expresso na ABNT NBR 9050/15. O artigo consiste em análise das condições de acessibilidade, para avaliar o local público. Dentro dessa temática, o objetivo geral é identificar e avaliar, por meio de levantamentos, se o local possui os critérios mínimos para a acessibilidade. Dentre as recomendações sugeridas, destaca-se a necessidade de desenvolvimento de novas políticas públicas para assegurar o direito ao convívio social de toda população, sejam elas portadoras de necessidades especiais ou não.


Keywords


Acessível. Deficiência. Local Público.

References


ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNCAS. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – procedimento NBR 9050. 2004.

_____. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – procedimento NBR 9050. 2015.

BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil de 1988.

_____. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

CRUZ, Antonio Holzmeister Oswaldo. A nova economia do futebol: uma análise do processo de modernização de alguns estádios brasileiros. 2005.

FIFA – FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE FOOTBALL ASSOCIATION. FIFA SAFETY and Security REGULATIONS. 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. CENSO 2010. DISPONÍVEL EM: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3426#resultado.

MENDES, A. B. Avaliação das Condições de Acessibilidade Para Pessoas com Deficiência Visual em Edificações em Brasília – Estudos de Casos. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. 288p. Brasília, 2009.

PIRES, Orisvaldo. Nossos estádios: do campinho da Bom Jesus ao Jonas Duarte. 2017.

RODRIGUES, Fernanda G.; ARAUJO, Matheus T. Análise da aplicação da NBR 9050/2015 em CMEI´S da cidade de Anápolis-GO. 2017.

ROY, C. Acessibilidade. In: AMBROSI, A.; PEUGEOT, V.; PIMIENTA, D. Desafios de palavras: enfoques multiculturais sobre as sociedades da informação. 2005.

SILVA, Laiz de Almeida da. Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: Estudo Técnico Sobre a Edificação Histórica Que Irá Abrigar a Fundação Hansen Bahia, na Cidade de Cachoeira – Ba. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia, Centro de Artes, Humanidades e Letras, 2010.

SISBRACE – SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE ESTÁDIOS. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-025

Refbacks

  • There are currently no refbacks.