Pareceres do militar Luís Augusto May na capitania do Grão-Pará e Rio Negro (1810-1814) / Opinions of the military officer Luís Augusto May in the captaincy of Grão-Pará and Rio Negro (1810-1814)

Myriam Paula Barbosa Pires Gouvêa

Abstract


O artigo constitui-se como parte de pesquisa doutoral debruçada na construção da biografia do militar, político e posteriormente redator, Luís Augusto May. Para tal, analisa o dossiê produzido pelo mesmo enquanto oficial do Exército, que esteve em missão na Capitania do Grão-Pará e Rio Negro. Integra o dossiê uma avaliação minuciosa da região quanto à situação militar de suas tropas; geografia das entradas e saídas; quantidade de índios e de escravos; imigração populacional europeia, entre outros aspectos. Sabe-se que o período é marcado pela vinda da Corte real para a América. Em face das ameaças napoleônicas, o príncipe regente, D. João, respondeu com a invasão da Guiana (1809), movimento que fora comandado pelo Governador da Capitania do Grão-Pará. A estadia de Luís May na região integra, desse modo, uma política de proteção da região face às investidas de uma possível invasão em retaliação francesa. May, é revelado aqui como um agente da Secretaria de Estado da Marinha e Negócios Ultramarinos atuando em defesa da Colonização.


Keywords


Luiz Augusto May – Grão-Pará e Rio Negro – Guiana Francesa

References


BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Seção de Manuscritos. Observações acerca da Capitania do Grão-Pará no Estado do Brasil; cujo primeiro ponto é a situação dela e mais coisas relativas à sua geografia. s.l., 1807-1809. O documento foi identificado por mim com data correta de 1813.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Seção de Manuscritos. Documentos biográficos. Luiz Augusto May, Requerimentos diversos, s.l,, 1816-1820.

PEREIRA, Ivete Machado de Miranda. La Gabrielle, cravo e canela: as “plantas preciosas” e a invasão portuguesa da Guiana Francesa (1796-1817). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

RIZZINI, Carlos. O livro, o jornal e a tipografia no Brasil. São Paulo: Imesp,1988.

SANTOS, Nívia Pombo Cirne dos. Palácio de Queluz e o mundo ultramarino. Circuitos ilustrados Portugal/Brasil e Angola (1796-1803). Tese de Doutorado. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

VIANNA, HELIO. Contribuição à história da imprensa brasileira (1821-1869). Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Saúde/Instituto Nacional do Livro, 1945.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-022

Refbacks

  • There are currently no refbacks.