Cálculo do balanço de massa e eficência da caldeira / Calculation of the mass balance and boiler efficiency

Authors

  • Tancredo Martinho de Oliveira Castro
  • Reginaldo José Cavallaro
  • Elizabeth Uber Bucek
  • Mauro Luiz Begnini

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-245

Keywords:

Eficiência, caldeira, balanço

Abstract

As industrias sucroenergéticas necessitam de um grande número de processos, envolvendo um grande número de etapas, requerendo vários procedimentos de controle ao longo de toda a cadeia produtiva, dentro destas etapas podemos destacar a geração de vapor. A tendência atual para novas plantas industriais e a aplicação de modernos conceitos tecnológicos tem sido responsável pelo aumento de equipamentos movidos a eletricidade, porém ainda, as unidades já instaladas possuem inúmeros equipamentos movidos a vapor, sendo de extrema importância a análise da eficiência energética destas unidades. Os cálculos realizados demonstraram que uma quantidade de ar em excesso de 40% é suficiente para um bom desenho do sistema, proporcionando uma eficiência de 58%, valor considerado satisfatório. O estudo utilizará uma metodologia dedutiva através de equações já consagradas na bibliografia, buscando referências na literatura e coleta de dados em campo para estabelecer uma análise do sistema de geração de vapor.

References

BAZZO, E.; Geração de vapor., Série Didática, Florianópolis, SC., Editora da UFSC, 1995.

GARCIA, P.A., Eficiência de combustão em caldeiras aquatubulares da Usina Odebrecht Alto Taquari. Revista on-line IPOG. Especialize, Goiânia, ed.13, v.1, n.13, julho/2017. Acesso em 14 de agosto de 2018.

HUGOT, Emile. Manual da engenharia açucareira. Tradução: Irmtrud Miocque. Supervisão técnica, adaptação e nota introdutória de Hélio Morganti. 1. Ed. Ver. E atual. São Paulo: Mestre Jou, 1977. 2v. 1151.

IPT. Conservação de energia na indústria do açúcar e do álcool. São Paulo: 1990. 796 p.

Published

2020-03-17

How to Cite

Castro, T. M. de O., Cavallaro, R. J., Bucek, E. U., & Begnini, M. L. (2020). Cálculo do balanço de massa e eficência da caldeira / Calculation of the mass balance and boiler efficiency. Brazilian Journal of Development, 6(3), 13070–13077. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-245

Issue

Section

Original Papers