Cidade para poucos: reflexões a partir do movimento ocupe estelita na cidade do Recife / City for the few: reflections from the estelite occupy movement in the city of Recife

Authors

  • Leandro Paes Barreto Silveira
  • Steffano Mateus Torres do Nascimento
  • Volmir José Brutscher

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-159

Keywords:

Espaço público, Movimentos Sociais, Movimento Ocupe Estelita, Educação Popular

Abstract

Este artigo discutirá, sob a perspectiva dos movimentos sociais, a importância da luta e do levantamento de questões como cidadania e pertencimento social, tendo o Movimento Ocupe Estelita (MOE) como fio condutor para analisar o processo de elitização da cidade do Recife. O artigo caracteriza-se metodologicamente como abordagem teórica, inscrito nos referenciais da análise dialética e da análise do discurso, recorrendo à bibliografia clássica da área e à entrevista, com base em um questionário semiestruturado, elaborado para identificar a perspectiva do MOE em relação à educação. Os resultados apontam um processo de elitização do Recife, segregando e sucateando comunidades vizinhas, a fim de brutalmente esculpir uma cidade, que sempre fora tão rica em histórias de ações coletivas, um palco altamente plural, em um lugar frequentado por poucos, modificado até o talo, para servir aos interesses da iniciativa privada. Apontam, também, a importância do papel político e social da educação popular em orientar a população para que tais assuntos não sejam calados de vez.

References

BRUTSCHER, Volmir José; SCOCUGLIA, Afonso Celso. Discursos da educação popular contemporânea: encontros com Michel Foucault e Paulo Freire. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.

COSTA, Maria das Dores. Movimentos sociais e cidadania: uma nova dimensão para a política social no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 22, n. 2, p. 3-10, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 2008.

. Movimentos sociais e educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LINS, Lucicléa Teixeira. Teorias sobre os movimentos sociais: projetos de sociedade em disputa. In: FIGUEIREDO, João B. de Albuquerque; VERAS, Clédia Inês Matos; LINS, Lucicléa Teixeira (orgs.). Educação Popular e movimentos sociais: experiências e desafios. Fortaleza: Imprece, 2016.

Published

2020-03-12

How to Cite

Silveira, L. P. B., Nascimento, S. M. T. do, & Brutscher, V. J. (2020). Cidade para poucos: reflexões a partir do movimento ocupe estelita na cidade do Recife / City for the few: reflections from the estelite occupy movement in the city of Recife. Brazilian Journal of Development, 6(3), 11916–11925. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-159

Issue

Section

Original Papers