Correlação litoestratigráfica entre depósitos plaistocênicos na região brazos-trinity, golfo do méxico. / Lithostratigraphic correlation between plaistocenic deposits in the brazos-trinity region, gulf of mexico.

Authors

  • Alex Lima Alves
  • Raimundo Oscar de Sousa Júnior
  • Cauã da Silva Chagas dos Santos
  • Aldenize Ruela Xavier

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-054

Keywords:

Litoestratigráfia, raios gama, correlação.

Abstract

A correlação litoestratigráfica é de grande importância para determinar regiões com prováveis acumulações de petróleo e gás, além do que, para a investigação de estruturas geológicas em subsuperfície seja no ambiente continental ou marinho, relacionado texturas das rochas, com suas fácies e perfis geofísicos de poços. Neste artigo focamos no estudo de perfis geofísicos de 3 poços de sondagem na região de golfo do México, atribuído interpretações a dados de propriedades físicas, no caso a resposta da radiação de raio gama adjacentes aos poços. A correlação entre os poços é utilizada para fazer uma estimativa visual do ambiente com o objetivo de identificar estruturas propícias para a exploração de recursos naturais. Os resultados mostram que os níveis de profundidade podem ser utilizados para o mapeamento e delineamento dos contatos entre camadas com continuidade lateral. Devido a natureza ambígua de interpretação de perfis de raio gama, utilizamos conjuntamente informações de litologia para cada poço, para aumentar a qualidade do resultado da interpretação. A partir de tais informações foi possível fazer uma correlação litológica dos poços, entre contraste de argila/lama e arenito/areia, esses contatos foram nitidamente identificados nos perfis de raios gama, demonstrando características propensas à presença de hidrocarbonetos. Fazendo uma estimativa visual dessas estruturas, ficou evidente que possível fazer uma interpretação robusta, no que se refere às mudanças de litologias e profundidades adjacentes. 

References

AMARAL, Mádio da Silva. Correlação de poços com múltiplos perfis através da rede neural multicamadas. Belém, Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências, 2001.34p.

Campanha G.A.C., Brito Neves B.B. 2004. Frontal and Oblique Tectonics in the Brazilian Shield. Episodes, 27(4):255?259. Available from:<https://www.researchgate.net/publication/279595384_Frontal_and_oblique_tectonics_in_the_Brazilian_shield>

Flemings, P.B., Behrmann, J.H., John, C.M., the Expedition 308 Scientists, 2006. Proc. IODP, 308: College Station TX (IODP Management International, Inc.). doi:10.2204/iodp.proc.308.103.2006.

Nery, G. G. (2013). Perfilagem Geofísica em Poço Aberto–fundamentos básicos com ênfase em petróleo. INCTGP/CNPq-SBGf.

Published

2020-03-05

How to Cite

Alves, A. L., Júnior, R. O. de S., Santos, C. da S. C. dos, & Xavier, A. R. (2020). Correlação litoestratigráfica entre depósitos plaistocênicos na região brazos-trinity, golfo do méxico. / Lithostratigraphic correlation between plaistocenic deposits in the brazos-trinity region, gulf of mexico. Brazilian Journal of Development, 6(3), 10286–10292. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-054

Issue

Section

Original Papers