Segurança do trabalho e medidas de proteção na construção civil / Work safety and protective measures in civil construction

Authors

  • Allefy Teles Sampaio
  • Ana Elisa Lavezo
  • Graziella Deldoto Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-032

Keywords:

Construção Civil, Acidentes, Treinamento.

Abstract

O setor da construção civil apresenta inúmeros riscos aos trabalhadores que estão expostos a essas atividades. A mão de obra não qualificada, falta de constante treinamento e fiscalização ineficaz aumentam ainda mais as estatísticas. A segurança oferecida para os trabalhadores dificilmente está em conformidade com as Normas Regulamentadoras e o descaso por parte dos empregadores é notória. Este trabalho é desenvolvido a fim de identificar melhorias, promovendo melhorias para que as empresas apliquem devidamente as medidas de proteção nos canteiros de obra.

 

References

ALVES, A.L., Organização do Canteiro de Obras: Um estudo aplicativo na Construção do Centro de Convenções de João Pessoa – PB. 2012. Monografia (Curso de Engenharia Civil), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

BRASIL. Ministério da Economia. Norma regulamentadora 6 - Equipamento de Proteção Individual, 2018.

BRASIL. Ministério da Economia. Norma regulamentadora 18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, 2018.

PACHECO, A.C., O uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo conforme Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho – PCMAT. 2010. Trabalho (Curso de Engenharia Civil), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.

PRACONSTRUIR. Canteiro de obras: o que é e como organizar? Disponível em: <http://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/canteiro-de-obras/>. Acesso em: 10 nov. 2019.

PEREIRA, Caio. Canteiro de obras: tipos, elementos e exigências da NR-18. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/canteiro-de-obras/. Acesso em: 25 de julho de 2019.

PEREIRA, J.S., LOPES, A.R.; Inspeção em Canteiro de Obras na RMB. Utilização de EPI e EPC e a rejeição por parte dos trabalhadores na utilização. 2009. Trabalho (Curso de Engenharia Civil), Universidade da Amazônia, Belém.

PEINADO, Hugo Sefrian. Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção Civil. São Carlos: Scienza, 2019.

STEFANO, C., Segurança na Construção Civil: Trabalho de educação, conscientização e medidas de proteção. 2008. Trabalho (Curso de Engenharia Civil), Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

SINDUSCON. Gestão Ambiental de Resíduos na Construção Civil: a experiência do SindusCon. 2005, São Paulo.

SILVA, A.A., Segurança no Trabalho na Construção Civil: Uma revisão bibliográfica. Artigo (Curso de Engenharia Civil), Faculdade Kennedy, Belo Horizonte.

Published

2020-03-03

How to Cite

Sampaio, A. T., Lavezo, A. E., & Coutinho, G. D. (2020). Segurança do trabalho e medidas de proteção na construção civil / Work safety and protective measures in civil construction. Brazilian Journal of Development, 6(3), 9983–9997. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-032

Issue

Section

Original Papers