Saneamento e saúde pública sob a perspectiva da população local: estudo de caso do município de Altamira-PA, após a implantação da usina hidrelétrica de Belo Monte/ Sanitation and public health from the perspective of the local population: case study of the municipality of Altamira-PA, after the implementation of the Belo Monte hydroelectric plant

Laize de Lucena Pereira, Raynner Menezes Lopes, Danubya Santos, Mário Augusto Guerzoni Figueiredo, Eduarda Georgina Siqueira Santana

Abstract


O acesso aos serviços de saneamento básico é condição necessária à qualidade de vida da população, e a participação desta na atividade econômica e social, depende de uma vida saudável. Para tanto, além do acesso ao saneamento básico, são necessárias condições adequadas de moradia, saúde e educação.No Brasil, o acesso aos serviços de água e esgoto é amparado pelas legislações do país, estabelecendo em muitas situações, a necessidade de implantação desse serviço como condicionante para a liberação da operação de grandes empreendimentos em cidades brasileiras. Este é o caso da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHE-BM) no município de Altamira, estado do Pará, que para atender as medidas mitigadoras por sua implantação, teve como condicionante para a liberação de sua Licença de Operação a implantação de um sistema de serviços de saneamento no município afetado pela obra, fazendo então o atendimento a necessidade que era emergente no local, pois tais serviços eram inexistentes e/ou ineficientes.Com os serviços de saneamento implantados no município, buscou-se neste estudo, avaliar a percepção da população quanto à a importância dos serviços de saneamento na saúde pública local, tendo como base que saneamento e saúde pública estão ligados à qualidade de vida da população


Keywords


Saneamento básico, Qualidade de vida, Saúde pública, Universalização do serviço.

References


BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama cidades. 2017ª. disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/altamira/panorama>. Data do acesso: 12 de dezembro de 2017.

BRASIL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Aneel Libera operação comercial da primeira turbina da UHE Belo Monte. 25 de abril de 2016. Disponível em< http://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa-exibicao/-/asset_publisher/XGPXSqdMFHrE/content/aneel-libera-operacao-comercial-da-primeira-turbina-da-uhe-belo-monte/656877?inheritRedirect=false>. Acesso em: 09 de janeiro de 2018.

BRASIL. Ministério das Cidades. Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento - Série Histórica, 2017b.Disponível em: < http://app.cidades.gov.br/serieHistorica/municipio/index#>. Acesso em:09 de janeiro de 2018.

BRASIL. Energia para abastecer 40% do consumo residencial do País. Portal Brasil, 2014. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/12/energia-para-abastecer-40-do-consumo-residencial-do-pais>. Data do acesso: 11 de dezembro de 2017.

CAMPOS, M. O.; RODRIGUES NETO, J.F. Qualidade de Vida: um instrumento para promoção da saúde. Revista Baiana de Saúde Pública. V.32, n.2, p.232-240. Maio/agosto, 2008.

BRASIL. IBAMA. Relatório do Processo de Licenciamento – RPL. Assunto: UHE Belo Monte.

Disponível em: < http://licenciamento.ibama.gov.br/Hidreletricas/Belo%20Monte/RPL/RPL%20-%20Belo%20Monte%20-%2022nov15%20FINAL.pdf>. Acesso em: 09 de janeiro de 2018.

RIMA. Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte. 2009. Disponível em:< http://norteenergiasa.com.br/site/wp-content/uploads/2011/04/NE.Rima_.pdf>. Acesso em 09 de janeiro de 2018.

Galvão Junior AC. Desafios para a universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2009;25(6):548–56.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-318

Refbacks

  • There are currently no refbacks.