A geografia do pão: uma metodologia interdisciplinar entre a arte e a geografia / The geography of bread: an interdisciplinary methodology between art and geography

Authors

  • Elidete Oliveira da Silva Barros Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Jucy Eudete Lôbo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-175

Keywords:

Alimentação. Agricultura. Art Food.

Abstract

O uso da temática alimentação como estratégia didática e metodológica de forma interdisciplinar, interconexão entre as disciplinas Geografia e Arte, objetiva facilitar a compreensão dos conhecimentos específicos de cada uma das disciplinas e, para tanto, considera importante a utilização da imagem por conter ideias e simbologias culturais. Ela instiga o nosso senso de observação e percepção, o que favorece o desenvolvimento da habilidade crítica e reflexiva contribuindo para a leitura de mundos. A atividade proposta apresenta uma abordagem reflexiva e investigativa que oportunizará novas experiências no fazer e aprender de forma significativa e diferenciada, o que possibilitará o desenvolvimento do processo cognitivo e produtivo do aluno ao trazer a importância da arte milenar da produção do alimento e da agricultura, utilizando a Art Food como aliada e objeto de estudo, uma ferramenta de intervenção na busca de melhores práxis pedagógica.

 

 

References

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos; tradução Carlos Alberto Medeiros. – Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

ECO, Humberto. – A Definição da Arte: tradução de Eliana Aguiar.-1ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2016.

IZQUIERDO, Iván. Memória. – 2. ed., rev. e ampl. – Porto Alegre: Artmed, 2011.

MAZOYER, Marcel e ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. [tradução de Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira]. – São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia (em com Denise Elias) – 6 ed. 2 reimp. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

SOUZA, Luciana Cristina Teixeira de. A Complexa Abordagem Geográfica de uma Complexa Geografia Escolar: Análises de experiências. In: SERPA, Angelo (org.); autores Paul Claval..[et al.]. Espaços culturais: vivências, imaginações e representações. – Salvador: EDUFBA, 2008.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa- Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2019-09-25

How to Cite

Barros, E. O. da S., & Lôbo, J. E. (2019). A geografia do pão: uma metodologia interdisciplinar entre a arte e a geografia / The geography of bread: an interdisciplinary methodology between art and geography. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16174–16179. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-175

Issue

Section

Original Papers