O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG

Authors

  • Priscila Sant’Ana Costa Portugal Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Pedro dos Santos Portugal Júnior
  • Celso Augusto dos Santos Gomes
  • Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo
  • Luiz Carlos Vieira Guedes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-144

Keywords:

Ensino. Aprendizagem. Matemática. Novas tecnologias.

Abstract

Este trabalho apresenta uma análise sobre como as escolas do município de Elói Mendes e seus professores estão utilizando as tecnologias de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Em um mundo cada vez mais voltado às novas tecnologias, o papel do professor passa a ser de um parceiro na construção da aprendizagem e na busca do conhecimento. Fazer com que os alunos se sintam parte desse mundo acadêmico poderá trazer resultados positivos, contribuindo para que possuam uma análise crítica e coerente de qualquer assunto e, para isso, faz-se necessário o uso de metodologias adequadas para tornar a tecnologia uma importante aliada. Para melhor conhecer este novo cenário foi realizada uma pesquisa exploratória para entender esses novos conceitos e um estudo de caso onde os professores de matemática do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Elói Mendes puderam demonstrar a sua realidade. Através deste estudo de caso foi possível visualizar que mesmo os professores não tendo uma formação voltada para essa nova forma metodológica, eles se consideram aptos para essa nova realidade. Observou-se também que todas as escolas pesquisadas encontram-se equipadas, não só com computadores, mas com vários outros aparelhos que englobam a tecnologia (calculadoras, vídeos, planilhas etc.) permitindo assim a sua aplicação no processo de ensino.

References

ANDRADE, P. F. A utilização das tecnologias da informação e comunicação por professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental. In: XIX EBRAPEM – Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais .... Juiz de Fora – MG. 2015. Disponível em: www.ufjf.br/ebrapem2015/ Acesso em 27 fev. 2018.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. A utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de matemática: limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 101-119, 2014.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. 10. ed. São Paulo: Ática, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 2002. Disponível em: <http://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./view>. Acesso em: 23 maio 2018.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.

MASETTO, M. Didática: a aula como centro. 4. ed. São Paulo: FTD, 1997.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

PILETTI, C. Didática geral. 24. ed. São Paulo: Ática, 2010.

SEABRA, C. Uma nova educação para uma nova era. In: A Revolução Tecnológica e os Novos Paradigmas da Sociedade. Oficina de Livros: Belo Horizonte, 1994.

TAJRA, S. F. Informática na educação. 5. ed. São Paulo: Érica, 2004.

___________. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. ed. São Paulo: É

Published

2019-09-20

How to Cite

Portugal, P. S. C., Júnior, P. dos S. P., Gomes, C. A. dos S., Figueiredo, C. A. D. de M., & Guedes, L. C. V. (2019). O uso das tecnologias no ensino da matemática: uma análise em escolas públicas municipais de Elói Mendes MG/ The use of technologies in teaching mathematics: an analysis in municipal public schools of Elói Mendes MG. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15704–15725. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-144

Issue

Section

Original Papers