Desenvolvimento de um subsistema de telemetria utilizando o arduino / Development of a telemetry subsystem using arduino

Authors

  • Allan D. C. Silva
  • Emídio A. Oliveira Neto
  • Matheus D. Lucena

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-130

Keywords:

Arduino. Aeronave. Filtro de Kalman.

Abstract

Este trabalho descreve dois métodos para o uso de ferramentas que utilizam o Arduino, aplicadas ao sistema telemétrico de uma aeronave rádio controlada não tripulada da equipe Parahyasas de Aerodesign. O primeiro método utiliza dados de dois sensores com intermédio do Filtro de Kalman, para obter resultados referentes à posição angular da aeronave; o segundo utiliza um sensor de corrente elétrica para determinar o estado de funcionamento de servo motores. O uso do Filtro de Kalman permitiu uma melhor estimativa dos resultados, corrigindo o efeito dos ruídos, enquanto que os resultados referentes à corrente elétrica instantânea permitiram diferenciar um atuador com defeito de um em perfeito estado.

References

GOMES, Pedro Henrique de Oliveira. Concepção de Sistema de Telemetria para Aeronaves Remotamente Controladas. 2016. 46 f. Monografia (Graduação) - Colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.

GONÇALVES, Dimas José. Aspectos Matemáticos do Filtro de Kalman Discreto. 2005. 15 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, 2005.

LOZANO-NIETO, Albert. Telemetry. Electrical Measurement, Signal Processing, and Displays. CRC Press LLC, p. 27-1-27-17, 2003.

OLIVEIRA, Waldri dos Santos; GONÇALVES, Eduardo Nunes. Implementação em C: Filtro de Kalman, Fusão de Sensores para Determinação de Ângulos. ForScience, v. 5, n. 3, 2017.

REIS, V. R. I2C – Protocolo de Comunicação. Disponível em: http://www.arduinobr.com/arduino/i2c-protocolo-de-comunicacao/. Acesso em: 29 de set. 2018.

SILVA, Allan David da Costa et al. Método de Avaliação do Estado de Funcionamento dos Servo Motores de uma Aeronave Rádio Controlada. In: III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2018, Campina Grande. Anais do III CONAPESC. Campina Grande, 2018.

ZUCATELLI, Fernando Henrique Gomes; OLIVEIRA, Marco Aurélio Vinchi. Controle de Servomotores CC. 2007. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo) - Faculdade de Tecnologia Termomecânica, São Bernardo do Campo, 2007.

Published

2019-09-19

How to Cite

Silva, A. D. C., Neto, E. A. O., & Lucena, M. D. (2019). Desenvolvimento de um subsistema de telemetria utilizando o arduino / Development of a telemetry subsystem using arduino. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15486–15494. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-130

Issue

Section

Original Papers