A cultura popular na perspectiva da cultura viva: novas possibilidades de desenvolvimento e modernidade / Popular culture in the perspective of living culture: new possibilities of development and modernity

Authors

  • Miguel Bonumá Brunet Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-123

Keywords:

cultura popular, cultura viva, modernidade, Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

Abstract

Este artigo traz como problema a delimitação de concepções de cultura popular no contexto de surgimento da nova concepção de cultura viva. Não pretende, portanto, definir cultura popular enquanto conceito sociológico, e sim verificar os sentidos adquiridos por este conceito na sociedade brasileira. Para tanto, analisa três concepções sobre o conceito de cultura popular, visando a compreendê-las sob a perspectiva da sociologia compreensiva, buscando delinear tipos-ideais balizados nos sentidos intentados pelos atores sociais que praticam ações de produção, difusão e fruição cultural. Tal delineamento permite verificar as diferenças principalmente entre a concepção folclórica e a concepção de cultura viva, principal preocupação desta pesquisa. Para isso, analisa pesquisas realizadas no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, que harmoniza estreitamente com a proposta de cultura viva, fortalecendo a presente análise. Como critério de análise das diferentes concepções, é utilizada a compreensão de cultura enquanto conceito paradoxal que reúne, a um só tempo, criatividade e normatividade. Com esta análise, foi possível relacionar a concepção de cultura viva com a atual discussão teórica em torno da modernidade na sociedade contemporânea, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento social e econômico e as particularidades culturais e identitárias, com ênfase na importância do estímulo à potencialização das identidades culturais locais.

 

 

References

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

______. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BRUNET, Miguel Bonumá. Juventude e produção cultural: formas de resistência? A relação das políticas públicas de cultura com a produção cultural de jovens da periferia. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Ciências Sociais. UFRGS: Porto Alegre, 2012.

______. Juventude popular na busca de alternativas: caminhos entre a sobrevivência e a arte. Dissertação de Mestrado. UFRGS: Porto Alegre, 2015.

______. A dinâmica das tecnologias sociais em empreendimentos rurais do MST na região nordeste do brasil. Aproximações entre trabalho cooperativo e identidade da juventude. In: Anais da VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária - CIRIEC "Economia Social e Solidária, Sustentabilidade e Inovação: enfrentando os velhos e os novos problemas sociais.". Manaus: UFAM, 2018.

BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna: Europa 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CHARTIER, R. “Cultura popular”: revisitando um conceito historiográfico. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, 1995.

DA COSTA, Lílian Araripe Lustosa. O processo de construção e fortalecimento das políticas de cultura em nível federal em dois períodos distintos. VI Encontros de Estudos Multidisciplinares em Cultura–VI ENECULT, 1-15, 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones: cultura, comunicación y hegemonia. Cidade do México: Gustavo Gili, 1987.

MIRA, Maria Celeste. Entre a beleza do morto e a cultura viva: a(s) cultura(s) popular(es) na virada do milênio e seus mediadores simbólicos. Caderno CrH, Salvador, v. 29, n. 78, p. 427-442, Set./Dez. 2016.

MUNDIACULT. Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais. Declaração do México. México, 1982

ORTIZ, Renato. "Estado, cultura popular e identidade nacional". In: ORTIZ, Renato (org.). Cultura Brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.

______. A Consciência Fragmentada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

QUIJANO, Anibal. Modernidad, identidade y utopia en America Latina. Lima: Sociedad y Politica Ediciones, 1988.

SOARES, Maria Suzana Arrosa. (Re)pensando a modernidade latino-americana. In: Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v.5, n.5, p.24-31, 1993.

TOURAINE, Alain. Uma visão crítica da modernidade. Congresso Internacional de Sociologia, Madri, julho de 1990.

WEBER, Max. Conceitos sociológicos fundamentais. In: Economia e Sociedade. LusoSofia Press: Covilhã, 2010.

Published

2019-09-18

How to Cite

Brunet, M. B. (2019). A cultura popular na perspectiva da cultura viva: novas possibilidades de desenvolvimento e modernidade / Popular culture in the perspective of living culture: new possibilities of development and modernity. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15379–15395. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-123

Issue

Section

Original Papers