Endomarketing como ferramenta de comprometimento em uma unidade de uma cooperativa de crédito / Endomarketing as a commitment tool in a unit of a credit union

Authors

  • Érica Boff
  • Denise Carvalho Tatim
  • Morgana Secchi
  • Marcelo Pellegrini
  • Ana Claudia Machado Padilha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-051

Keywords:

Cooperativa, Comprometimento, Endomarketing, Gestão de Pessoas

Abstract

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma unidade de uma Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento atuante nos Estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cujo objetivo foi identificar se as práticas de endomarketing realizadas pela cooperativa contribuem para o comprometimento dos colaboradores da unidade estudada. O endomarketing é a área da Administração que visa transmitir os valores, objetivos e estratégias ao público interno das organizações, com o intuito de estimular relacionamentos saudáveis, duradouros e, sobretudo, produtivos, promovendo a identificação e o comprometimento com a organização. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e descritiva, do tipo censo, por meio de um questionário do tipo escala de Likert. Buscou-se analisar a percepção dos colaboradores com relação às práticas de endomarketing da Cooperativa e sua influência sobre o grau e tipo de comprometimento dos mesmos. Entre as principais conclusões foi identificado o sentimento de orgulho em fazer parte da Cooperativa, no entanto, fica evidente a necessidade de melhorias em determinadas ações, como nos canais de comunicação interpessoais, na troca de experiências entre colegas e planejamento em conjunto. Ainda, foi constatada a necessidade de revisão da política de remuneração e benefícios.

 

References

BASTOS, A. V. B. Comprometimento no trabalho: a estrutura dos vínculos do trabalhador com a organização, a carreira e o sindicato. Brasília, 1994. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília.

BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

BRAGA, M. J.; SILVA A. J. H.; E DORNELAS H. L. O emprego do endomarketing em cooperativas de crédito: Estudo de caso da UFV-Credi e da Unicred-Viçosa. Semina: Ciências Humanas e Sociais, v. 23, p. 49-62, 2002.

BRUM, A. M. Um olhar sobre o marketing interno. 3. Ed. Porto Alegre: L&PM, 2000.

BRUM, A. M. Face a face com endomarketing: Porto Alegre: L&PM Editores, 2005.

CERQUEIRA, W. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Qualitymark, Rio de Janeiro, 1994.

FRANKE, W. Direito das sociedades cooperativas: Direito cooperativo. São Paulo: Saraiva,1973.

GEBRIM, G. A. Clima Organizacional e motivação de colaboradores: Estudo de caso em uma Empresa de Turismo. 2007. 101 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gestão de Negócios em Turismo, Centro de Excelência em Turismo, Universidade de Brasília, 2007.

KOTLER, P. Princípios de marketing. Prentice-Hall do Brasil - Rio de Janeiro 1993.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ed. Prentice Hall -São Paulo, 1998.

KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12. ed. Prentice Hall - São Paulo, 2006.

MEDEIROS, C. A F.; ALBUQUERQUE, L. G.; MARQUES, G. M.; SIQUEIRA, M. Um Estudo Exploratório dos Múltiplos Componentes do Comprometimento Organizacional. Revista Eletrônica de Administração, v.11, n.1, p. 1-16, 2005.

MOSCON, D. B.; BASTOS, A. V. B.; SOUZA, J. J. É possível integrar, em um mesmo conceito, os vínculos afetivo e instrumental? O Olhar de gestores sobre o comprometimento com a organização. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 19, n. 61, p.357-373, abr. 2018.

PEIXOTO, A. L. A.; BASTOS, B. A. V. B.; SOARES, I. S. D.; LOBO, J. R. Comprometimento e consentimento organizacional: um estudo da validade discriminante dos construtos. Psico-USF, v. 20, n. 1, p.51-61, 2015.

POLONIO, W. A. Manual das sociedades cooperativas. São Paulo: 4. ed. Atlas, 2004.

RIBEIRO, W. E. Endomarketing em Instituições Financeiras: um estudo de caso no Banco do Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade de Brasília, Brasília, 1993.

SESCOOP (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO). O que é Cooperativismo? Disponível em: <http://www.sescooprs.coop.br/cooperativismo/o- que-e-cooperativismo/>. Acesso em: 20 mai. 2018.

SILVA, A. V. Comprometimento Organizacional: Reflexões sobre a produção nacional. Estudos, v. 36, n. 1/2, p. 33-56, 2009.

ZAMBERLAN, L.; FROEMMING, L. M. S.; SPAREMBERGER, A.; BÜTTENBENDER, P. L.; SAVOLDI, Z. A percepção do cliente interno como subsídio para a gestão: uma avaliação do endomarketing em uma cooperativa agropecuária. In: ENANPAD, 2007, XXXI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: Anpad, 2007. p. 1 - 16.

Published

2019-09-10

How to Cite

Boff, Érica, Tatim, D. C., Secchi, M., Pellegrini, M., & Padilha, A. C. M. (2019). Endomarketing como ferramenta de comprometimento em uma unidade de uma cooperativa de crédito / Endomarketing as a commitment tool in a unit of a credit union. Brazilian Journal of Development, 5(9), 14389–14406. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-051

Issue

Section

Original Papers