Relato de experiência da monitoria acadêmica na disciplina de genética e biologia molecular: caminhos para complementação da formação discente / A report on the experience of academic monitoring in the discipline of genetics and molecular biology: ways to complement student education

Authors

  • Pedro Augusto Tibúrcio Paulino
  • Jorge Portella Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-041

Keywords:

Monitoria, Educação, Genética, Aprendizado.

Abstract

A monitoria é uma atividade de suma importância para auxiliar o professor na tarefa de ensinar e contribui significativamente na complementação da formação dos estudantes, que conseguem, a partir, dessa prática, desenvolver um raciocínio mais crítico para compreender os conteúdos ministrados e contextualizá-los, em relação aos conteúdos das outras disciplinas e à prática profissional.  Para alunos que pretendem ingressar na carreira acadêmica, a experiência de ensino-aprendizagem tem grande importância na formação do futuro profissional. Este trabalho tem como propósito relatar algumas das atividades desenvolvidas na monitoria da Disciplina de Genética e Biologia Molecular, ofertada como uma das disciplinas obrigatórias do Curso de Ciências Farmacêuticas e lecionada no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C. Simões, na Cidade de Maceió. Os programas de monitoria das Instituições de Ensino Superior (IES) estabelecem-se de forma a selecionar estudantes que dão auxílio para alunos em disciplinas com um elevado grau de dificuldade, sendo uma atividade fundamental para a consolidação do aprendizado dos graduandos. Além disso, a atividade de monitoria contribui significativamente com a formação profissional do Monitor, que, eventualmente, tornar-se-á um docente do ensino superior.

References

ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). COMO ESTÁ NOSSA EDUCAÇÃO? PANORAMA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS MOSTRA POTENCIAL CRESCIMENTO, MAS…. 2018. Disponível em: <http://www.anpg.org.br/13/11/2018/como-esta-nossa-educacao-panorama-dos-ultimos-20-anos-mostra-potencial-crescimento-mas/>. Acesso em: 25 maio 2018.

CIRANI, Claudia Brito Silva; CAMPANARIO, Milton de Abreu; SILVA, Heloisa Helena Marques da. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, Sp, v. 20, n. 1, p.163-187, mar. 2015.

COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: UFBA, 2008.

CUNHA JÚNIOR, Fernando Rezende da. Monitoria: uma possibilidade de transformação no ensino-aprendizagem no Ensino Médio. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições, v. 27, n. 1, p. 133-153, abr. 2016. FapUNIFESP (SciELO).

LINS, Mirza Medeiros dos Santos Nostradamos de Medeiros. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias: Coleção Pedagógica. 9. ed. Natal: Ufrn, 2007. 109 p.

SANTOS, T. L.; NASCIMENTO, A. P. A Monitoria Como Processo de Ensino-Aprendizagem: Disciplina de Agência E Transporte. 8º ENEPE UFGD, 5º EPEX UEMS, 2014

SHUTTERSTOCK. Disponível em: <https://www.shutterstock.com/>. Acesso em: 05 maio 2018.

SOARES, Moisés de Assis Alves; SANTOS, Kadidja Ferreira. A monitoria como subsídio ao processo de ensino-aprendizagem: o caso da disciplina administração financeira no CCHSA-UFPB. João Pessoa, v. 2, n. 1, p.1-2, abr. 2008.

NUNES, J. B. C. A socialização do professor: as influências no processo de aprender a ensinar. 2001. 835p. Santiago de Compostela, 2001. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Santiago de Compostela

Published

2019-08-08

How to Cite

Paulino, P. A. T., & Bezerra, J. P. (2019). Relato de experiência da monitoria acadêmica na disciplina de genética e biologia molecular: caminhos para complementação da formação discente / A report on the experience of academic monitoring in the discipline of genetics and molecular biology: ways to complement student education. Brazilian Journal of Development, 5(7), 8169–8178. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-041

Issue

Section

Original Papers