Análise da variação pluviométrica do município de Cajazeirinhas-PB a partir de séries históricas / Analysis of the pluviometric variation of the municipality of Cajazeirinhas-PB from historical series

Authors

  • Rayanne Maria Galdino Silva
  • Gleyton Lopes Barboza Lacerda
  • Priscilla Gomes Barbosa
  • Ana Cecília Novaes de Sá
  • Natanael Batista Pereira Alves
  • Olávio Rocha Neto
  • Airton Gonçalves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-035

Keywords:

chuvas, semiárido do Nordeste, precipitação.

Abstract

A precipitação é um dos fenômenos do ciclo hidrológico que se refere à água proveniente da condensação do vapor d’água da atmosfera, depositada na superfície terrestre sob a forma de chuva, granizo, neve, geada ou orvalho. Um dos mais importantes fenômenos para os estudos hidrológicos, presentes na engenharia civil e ambiental. A partir do conjunto de dados hidrológicos, denominados como séries históricas, e com o auxílio de modelos matemáticos é possível representar a transformação de chuva em vazão. O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo probabilístico dos dados pluviométricos da cidade de Cajazeirinhas – PB, a partir de uma série de 31 anos. Os dados foram coletados no site hidroweb pertencente a ANA (Agência Nacional de águas) e AESA (Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba). Com base nos resultados percebe-se que o regime de chuvas do município esteve dentro do esperado para as regiões semiárido do Nordeste Brasileiro. Os meses chuvosos se concentraram entre janeiro e maio, com alto desvio padrão e com precipitação média anual de 899,67 mm.

 

References

ALMEIDA, H. A. de. Probabilidade de ocorrência de chuva no Sudeste da Bahia. Ilhéus, CEPLAC/CEPEC. Boletim Técnico n. 182, 32p, 2001.

CAMPOS, Fleming Sena et al. Alternativa de forragem para caprinos e ovinos criados no semiárido. Nutri Time, v. 14, n. 2, p. 5004-5013, 2017.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/el8>. Acesso em: 24 abr. 2018.

NAGHETTINI, Mauro; PINTO, Éber José de Andrade. Hidrologia estatística. Belo Horizonte: CPRM, 2007.

SAGRI. 1996. Levantamento da realidade agrícola do Estado do Pará. EMATER-PA. Série Documentos. vol. 05. 65p.

TUNDISI, José Galizia. Ciclo hidrológico e gerenciamento integrado. Ciência e Cultura, v. 55, n. 4, p. 31-33, 2003.

SILVA, L., ALMEIDA, H. A., COSTA FILHO, J. F. Captação de água de chuvas na zona rural: uma alternativa para a convivência no semiárido nordestino. In: Simpósio de Captação de água de chuvas no semiárido, 5, Teresina, PI. CD-ROM, 2005.

Published

2019-08-08

How to Cite

Silva, R. M. G., Lacerda, G. L. B., Barbosa, P. G., Sá, A. C. N. de, Alves, N. B. P., Neto, O. R., & Oliveira, A. G. de. (2019). Análise da variação pluviométrica do município de Cajazeirinhas-PB a partir de séries históricas / Analysis of the pluviometric variation of the municipality of Cajazeirinhas-PB from historical series. Brazilian Journal of Development, 5(7), 8074–8081. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-035

Issue

Section

Original Papers