A importância do emprego de materiais retardantes ao fogo nas galerias comercias da cidade de juiz de fora / The use important of lower ignition building materials in commercial galeries in Juiz de Fora city

Authors

  • Jenifer Pungirum Quaglio
  • Maria Teresa Barbosa
  • Wendell Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-032

Keywords:

galerias comerciais, incêndio, materiais retardantes, prevenção.

Abstract

A grande incidência de ocorrências de incêndios e a falta de efetivo do Corpo de Bombeiros unidos as condições precárias de trabalho, levaram a uma mudança de atitude quanto ao combate de sinistros. A prioridade agora é a utilização de medidas de prevenção e combate passivas, ou seja, aquelas que inibem e/ou retardama propagação das chamas e da fumaça visando possibilitar um tempo maior de evacuação do local e estendendo o tempo inicial do incêndio até a chegada dos Bombeiros. Uma particularidade da cidade de Juiz de Fora (MG) é o grande número de galerias localizadas no centro urbano, cerca de 61 (sessenta e uma) que variam de acordo com a classificação adotada em: comercial, residencial e mista –comercial e residencial; no que se refere a um projeto de segurança contra incêndio. A prevenção de incêndios é um conjunto de normas e ações dotadas de forma a mitigar as possibilidades de ocorrência do fogo, bem como a de reduzir sua extensão, quando este é inevitável. Sendo assim, a proposta aqui é levantar as características das galerias localizadas na área central da cidade, área delimitada pelas Avenidas Barão do Rio Branco, Presidente Itamar Franco e Francisco Bernardino sendo que, este trabalho analisará somente àquelas denominadas mistas com mais de 5 (cinco) pavimentos, totalizando 29 (vinte e nove) galerias. E, finalmente, apresentar sugestões de melhorias e adaptações a serem empregadas no local, baseadas na normalização vigente e nos materiais retardantes do fogo disponíveis no mercado, a fim de adaptar as galerias às condições mínimas de segurança necessárias e facilitar a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros para as galerias de Juiz de Fora e similares.

 

References

BRAIDA, Frederico. Passagens em Rede: a dinâmica das galerias comerciais e dos calçadões nos centros de Juiz de Fora e Bueno Aires / Frederico Braida. – Juiz de Fora: Funalfa: Ed. UFJF, 2011.

FUNALFA. Bens imóveis tombados. Disponível em https://www.pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/funalfa/patrimonio/arquivos/imoveis_tombados_051017.pdf. Acessado em 20 de novembro de 2018.

MINAS GERAIS. Decreto nº 44.728, de 31 de março de 2006 –Regulamenta a Lei n°14.130, de 19 de dezembro de 2001, que dispõe sobre a prevenção contra incêndio e pânico no Estado e dá outras providências. Disponível em http://www.bombeiros.mg.gov.br/.

QUAGLIO. JENIFER PUNGIRUM, A Pré Disposição a Incêndio no Centro de Juiz de Fora. UFJF, p. 50, 2015.

SECCO, CEL. ORLANDO. Manual de Prevenção e Combate de Incêndio, ABPA, São Paulo, v. 3, p. 218, 1982.

Published

2019-08-08

How to Cite

Quaglio, J. P., Barbosa, M. T., & Albuquerque, W. (2019). A importância do emprego de materiais retardantes ao fogo nas galerias comercias da cidade de juiz de fora / The use important of lower ignition building materials in commercial galeries in Juiz de Fora city. Brazilian Journal of Development, 5(7), 7992–8017. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-032

Issue

Section

Original Papers