O assédio moral no ambiente de trabalho / The moral harassment in the work environment

Authors

  • Marcia dos Santos Pimentel Nunes
  • Maria Cristina Ribeiro Dantas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-115

Keywords:

Assédio moral. Cumprimento de meta. Afastamento do trabalho.

Abstract

O estudo proposto tem por fim analisar o assédio moral como causa de afastamento do trabalho. Hoje no Brasil os transtornos psíquicos são a segunda causa de afastamento do trabalhador de suas atividades laborais, perdendo apenas para as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), conhecidas também por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. (DORT). A Organização Mundial da Saúde – OMS prevê que até 2020 será a depressão a maior causa de afastamento do trabalho no mundo. Hoje, aqui no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) através de pesquisa realizada junto com a Universidade de Brasília (UnB), 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem transtorno mental, como o assédio moral. Muitas vezes, essas patologias psiquiátricas se desenvolvem a partir do que se chama de estresse ocupacional, que é ocasionado por vários fatores. Um deles, por exemplo, é “ter de cumprir metas abusivas”. Há muita cobrança, muita competitividade nos ambientes corporativos, e toda essa pressão leva o trabalhador ao estresse. Essa situação alarmante exige urgentes políticas claras que possam combater, ou pelo menos atenuar esse panorama tão triste e tão real.

References

ASSE, Vilja Marques. Um fenômeno chamado psicoterrorismo. São Paulo: LTr: legislação do trabalho, jul.2004.

BINETTI, Saffo Testoni. Iluminismo. In:BOBBIO, Norberto; MATEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco (Coords). Dicionário de política. Trad. João Ferreira. 4.ed. Brasília:UnB, 1992.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 7ªed. São Paulo: Saraiva, 2010.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 9.ed. São Paulo: LTr, 2010.

FELKER, Reginald Delmar Hintz. O dano moral, o assédio moral e o assédio sexual nas relações de trabalho: doutrina, jurisprudência e legislação. 2. ed. São Paulo/SP: LTr, 2007.

FERREIRA, Hádassa Dolores Bonilha. Assédio moral nas relações de trabalho. 1. ed. Campinas: Russell Editores, 2004.

HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio moral: a violência perverso no cotidiano. Tradução de Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes (1975). Trad. Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Companhia Editora nacional, 1964.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil:ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil (1689). Trad. Magada Lopes e Marisa Lobo da Costa. Petrópolis, RJ:Vozes, 1994.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos. 3ª ed. São Paulo:Saraiva, 2016.

Published

2019-04-26

How to Cite

Nunes, M. dos S. P., & Dantas, M. C. R. (2019). O assédio moral no ambiente de trabalho / The moral harassment in the work environment. Brazilian Journal of Development, 5(6), 6031–6044. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-115

Issue

Section

Original Papers