Importância ambiental da criação apa soturno capoeirinha no municipio de Portelândia – GO / Environmental importance of creation after dark capoeirinha in the municipality of Portelândia – GO

Authors

  • Zaqueu Henrique de Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Valeria Silva Felipe Moura
  • Bethânia Leite Machado
  • João Pedro Novais Queiroz Guimarães
  • Vanessa Silva Sousa
  • Selizângela Pereira de Rezende

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-559

Keywords:

Unidade de Conservação, Área de Preservação, Cerrado.

Abstract

O presente estudo visa analisar o documento de criação da APA- Soturno e Capoeirinha está situada no município de Portelândia - Go localizado no Sudoeste de Goiás estando em uma região onde localiza um dos mais importantes divisores de água do Brasil. Este estudo tem como objetivo analisar a importância da criação da APA- Soturno Capoeirinha que por sua vez é uma área essencial para a recarga de diferentes aquíferos e também uma diversidade de espécies do cerrado que já são pouco vistas na região, pois a maior parte das áreas fora desta região indicada para se tornar APA já foram ocupadas pelo plantio de lavoura. A APA possuir o intuído de preservar os recursos naturais e equilibrar a relação sociedade natureza que tem sido sempre desvantajosa para natureza, porém comprometendo as condições de vida da sociedade humana em função de que vivemos no meio da natureza, sendo a vida social e os aspectos ambientais indissociável. A área de APA Soturno Capoeirinha apresenta uma estrutura fundiária onde tem pequenos, médios e grandes proprietários de terra, sendo que a produção nestas propriedades varia entre a produção pecuária de leite e de corte. É importante ressaltar que criação da APA em questão é importante para a preservação de uma área importante para a recarga de diferentes aquíferos e também uma diversidade de espécies do cerrado que já são pouco vistas na região.

 

 

References

ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

BENSUSAN, N. ICMS ecológico: um incentivo fiscal para a conservação da biodiversidade. In: Seria melhor mandar ladrilhar?: Biodiversidade como, para que, por quê. Brasília: Ed. UNB, 2002.

BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Brasília, 18 de julho de 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

IBGE. Censo Demográfico 2012- Mapas Exploratório de Solos. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/informacoes_ambientais/pedologia/mapas/unidades_da_federacao/ to_pedologia.pdf >. Acesso em: 18 fev. 2018.

IBGE. Censo Demográfico 2010 – Características Gerais da População. Resultados da Amostra. IBGE, 2010. Disponível em http://www.ibge.gov.br/ home/estatistica/ populacao/cnso2000/default_populacao.shtm. acesso: em 20 de Abril de 2018.

MEDEIROS, Rodrigo, EVOLUÇÃO DAS TIPOLOGIAS E CATEGORIAS DE ÁREAS PROTEGIDAS NO BRASIL, 2006. Ambiente e Sociedade. Rio de Janeiro – RJ. Vol. IX nº. 1. 2006.

Simões, L. L. (Org.) Unidades de Conservação: conservando a vida, os bens os serviços ambientais. São Paulo, SP, 2008, 22 p. Disponível em: <http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/cartilha_ucs_versao_para_internet.pdf

Published

2020-05-27

How to Cite

Souza, Z. H. de, Moura, V. S. F., Machado, B. L., Guimarães, J. P. N. Q., Sousa, V. S., & Rezende, S. P. de. (2020). Importância ambiental da criação apa soturno capoeirinha no municipio de Portelândia – GO / Environmental importance of creation after dark capoeirinha in the municipality of Portelândia – GO. Brazilian Journal of Development, 6(5), 31452–31460. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-559

Issue

Section

Original Papers