Aproveitamento das cinzas de caroço de açaí na produção de concreto sustentável analisando sua durabilidade / Use of açaí stone ash in the production of sustainable concrete analyzing its durability

Authors

  • Thainá Maria da Costa Oliveira
  • Karoline Figueiredo Sarubby do Nascimento
  • Jayron Alves Ribeiro Junior
  • Luiz Felipe Albuquerque da Silva
  • Moisés de Araujo Santos Jacinto
  • Rafael Gomes dos Santos
  • Diana Darley Gomes Ribeiro
  • Sandy Nobre Vieira da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-510

Keywords:

Concreto, cinzas de caroço de açaí, durabilidade, carbonatação.

Abstract

O presente trabalho propõe um estudo a respeito do uso de cinzas do caroço de açaí como adição mineral no concreto, sendo esse submetido ao ensaio de carbonatação acelerada, a fim de analisar a durabilidade desse concreto, além de buscar benefícios como a melhoria de suas propriedades mecânicas, redução do consumo de cimento na produção do concreto, e a reutilização de resíduos poluentes descartados no meio ambiente. Na metodologia foi utilizada a adição de cinzas de caroço de açaí no percentual de 0%; 5%, 8% e 10% em relação ao peso do cimento, de modo a comparar com o concreto convencional por meio do ensaio de carbonatação acelerada. Os resultados demonstraram que o concreto com a adição das cinzas apresentou eficiência quanto a durabilidade, onde apresentou 0 mm de espessura carbonatada. Já o concreto convencional, com 0% de adição, apresentou uma espessura carbonatada de 2 mm. Assim, verificou-se que o uso das cinzas é viável para a produção de concreto, tornando-o mais durável e mais sustentável.

References

ACI Commitee 201, “Guide to Durable Concrete”, ACI Mat. Jour. vol. 88, n.5, p.544-582,1991.

Agopyan. V. Construção Civil consome até 75% da matéria-prima do planeta. 2013. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/07/construcao-civil-consome-ate-75-da-materia-prima-do-planeta.html. Acesso: 10 de abril de 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - NBR 12821: Preparação De Concreto Em Laboratório. Rio de Janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - NBR NM 67: Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro, 1998.

DOL. Sobra de açaí não tem coleta adequada. 2017. Disponível em: http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-392850-sobra-de-acai-nao-tem-coleta-adequada.html. Acesso em: 10 de abril de 2020.

Mehta, P. K.; Monteiro, P. J. M. Concreto - Estrutura, Propriedades e Materiais. 1.ed. São Paulo: Pini, 1994. 119p.

Nunes, D. G. Carbonatação acelerada em concreto compostos com cinza de casca de arroz de diferentes teores de carbono grafítico. Santa Maria: UFSM, 2014. 34f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil e Preservação Ambiental).

Tapajós, L. S.; Sousa, D. M. P. de; Reis, F. J. L.; Lira, M. V. P.; Souza, P. S. L. A influência da utilização da cinza do caroço do açaí em substituição ao cimento em concretos submetidos à carbonatação. In: 55º Congresso Brasileiro do Concreto, 2013, Gramado. Anais.

Published

2020-05-25

How to Cite

Oliveira, T. M. da C., Nascimento, K. F. S. do, Junior, J. A. R., Silva, L. F. A. da, Jacinto, M. de A. S., Santos, R. G. dos, Ribeiro, D. D. G., & Rocha, S. N. V. da. (2020). Aproveitamento das cinzas de caroço de açaí na produção de concreto sustentável analisando sua durabilidade / Use of açaí stone ash in the production of sustainable concrete analyzing its durability. Brazilian Journal of Development, 6(5), 30749–30756. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-510

Issue

Section

Original Papers