Estratégias para o empoderamento de usuários do centro de atendimento psicossocial I: exercendo a cidadania/ Strategies for the empowerment of users of the psychosocial care center I: exercising citizenship

Nathália Fortes Schlotfeldt, Patrícia Bitencourt Toscani Greco

Abstract


Objetivo: Relatar a experiência acadêmica em projeto de extensão do curso de enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Santiago, sobre empoderamento e a cidadania de usuários e familiares em um Centro de Atenção Psicossocial I. Método: Trata-se de um relato de experiência das ações realizadas pela acadêmica bolsista com orientação do coordenador do projeto de extensão no Centro de Atenção Psicossocial I do município de Santiago/RS. Resultados: Os encontros foram previamente programados com os usuários estes ocorreram quinzenalmente com duração de aproximadamente uma hora. Os encontros foram desenvolvidos com atividades diversificadas e descentralizadas do serviço utilizando recursos audiovisuais, dinâmicas de grupo, atividades lúdicas e educativas, oficinas, atividades de integração, visita domiciliária. As ações realizadas retrataram diversos temas como a história da saúde mental, reforma psiquiátrica, carta de direitos e deveres dos usuários e familiares dos serviços de saúde mental, oficina de geração de renda, carteira do passe livre, associação de familiares e usuários entre outros assuntos. Conclusão: Por meio da realização deste projeto foi possível identificar a importância e relevância na busca pelos direitos, bem como na compreensão do “eu” como cidadão de um cuidado voltado ao uso de tecnologias relacionais, das quais muitas vezes não se chega a um produto palpável. Para tanto, a vivência contribuiu para fomentar a necessidade de sensibilização frente ao empoderamento de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial I.

 


Keywords


Empoderamento. Autonomia. Cidadania. Saúde Mental.

References


ALVES, T. C.; OLIVEIRA, W. F. de; VASCONCELOS, E. M. A visão de usuários, familiares e profissionais acerca do empoderamento em saúde mental. Phisys REVISTA DE SAÚDE COLETIVA, Rio de Janeiro, n. 23, p. 51-71, 2013.

BOSSATO, Hércules Rigoni. As ações de enfermagem para o protagonismo do usuário na reabilitação psicossocial: um território em negociação. Rio de Janeiro; s.n; jul. 2018. 160 f p. tab, graf, ilus. LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-987222 UFRJ. Disponível em Acesso em 05 fev. 2020

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005.

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde Mental. Cadernos de Atenção Básica, nº 34. Brasília – DF. 2013.

COSTA, Juliana Pessoa et al. A reforma psiquiátrica e seus desdobramentos: representações sociais dos profissionais e usuários da atenção psicossocial. Psicologia e Saber Social, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 35-45, jul. 2016. ISSN 2238-779X. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2020. doi:https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2016.15855.

EMERICH, B. F.; CAMPOS, R. O.; PASSOS, E. Direitos na loucura: o que dizem usuários e gestores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Acesso em 23 de julho de 2019. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2014.v18n51/685-696

GAMA, C. A. P. da; CAMPOS, R. T. O.; FERRER, A. L. Saúde Mental e Vulnerabilidade Social: a direção do tratamento. Rev. Latino. am. Psicopat. Fund., São Paulo, 17(1), 69-84, mar. 2014.

MARANHÃO, Joyce Hilario; VIEIRA, Camilla Lopes Araújo. Reflexões sobre os conceitos de cidadania e sujeito em psicanálise na Atenção Psicossocial. Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 753-771, 2019. Disponível em: Acesso em 05 maio de 2020.

MAYNART W. H.; ALBUQUERQUE M. C.; BRÊDA M. Z.; JORGE J. S. A escuta qualificada e o acolhimento na atenção psicossocial. Acta Paul Enferm. 2014; 27(4):300-3.

MONTEIRO, R. A. de P.; CASTRO, L. R. de. A Concepção de Cidadania como Conjunto de Direitos e sua Implicação para a Cidadania de Crianças e Jovens. Psicologia Política. Vol. 8. Nº 16. Pp. 271 - 284. Jul - Dez 2008.

QUEIROZ, A. M.; FLORENCIO, R. M. S.; FERNANDES, J. D.; TEIXEIRA, E.; SILVA, G. T. R.; AMESTOY, S.C. (In)visibilidade da saúde mental no Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2018; 26:e31292.

ROCHA, K. B.; CONZ, J.; BARCINSKI, M.; PAIVA, D. PIZZINATO, A. A VISITA DOMICILIAR NO CONTEXTO DA SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Acesso em 16 de julho de 2019. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v18n1/v18n1a15.pdf




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-471

Refbacks

  • There are currently no refbacks.