Comunidade quilombola: escutando dizeres sobre sua cultura / Quilombola community: listening to say about your culture

Rosely Ribeiro Lima, Margareth Araújo e Silva, Anna Clara Trindade Lima, Solange de Jesus Silva

Abstract


Esse artigo faz parte de estudos desenvolvidos junto ao plano de trabalho de pesquisa denominado A cultura negra dentro de um Quilombo, vinculado ao projeto de pesquisa intitulado Comunidade Quilombola: constituição identitária e vivências formativas escolares e não escolares que busca compreender como estão sendo tecidas as constituições identitárias e as vivências formativas escolares e não escolares do grupo de sujeitos moradores de uma Comunidade Quilombola. Buscamos nesta parte dos trabalhos alcançar principalmente os seguintes objetivos: estudar, refletir e escrever sobre os diversos conceitos de cultura e acerca da cultura negra; visitar e fazer observações na Comunidade Quilombola. Uma vez que partimos de paradigmas da área da Psicologia e da Educação, duas áreas que apenas recentemente passaram a se interessar pelos estudos sobre temáticas étnicas, a Antropologia faz-se necessária para complementar os subsídios teóricos que respaldam esse estudo. Em uma das visitas técnicas promovemos oficinas e realizamos entrevistas. Os resultados indicam que a cultura desse povo é negligenciada na escola e possivelmente não refletida no espaço do quilombo para fomentar o pensamento crítico dos adolescentes quilombolas.


Keywords


Comunidade Quilombola. Cultura. Escuta.

References


BAKHTIN, M. M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12 ed. São Paulo: HUCITEC, 2006. 201 p.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Tradução Floriano de Souza Fernandes. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2004. 247 p.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O Trabalho do Antropólogo. Brasília/ São Paulo: Paralelo Quinze/Editora da Unesp. 220 pp. 1998. Pág. 17 a 35.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Identidade étnica, identificação e manipulação. In Sociedade e Cultura nº6, nº2 (jul/dez, 2003) pp. 17 a 132. Goiânia: Departamento de Ciências Sociais, FCHF/UFG, 2003.

GEERTZ, C. A. Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

LOPES, Vera Neusa. Racismo, Preconceito e Discriminação. In: Superando o racismo na escola. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizada e Diversidade. Brasília: MEC, 2005. Disponível em : . Acesso em: 25 nov. 2015.

ROCHA, Fernanda Franco. Cultura e educação de crianças negras em Goiás (1871-1889). Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2007.

SCHMITT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecília Manzoli and CARVALHO, Maria Celina Pereira de.A atualização do conceito de quilombo: identidade e território nas definições teóricas. Ambient. soc. [online]. 2002, n.10, pp. 129-136. ISSN 1809-4422. Disponível em:. Acesso em:07 fev. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-451

Refbacks

  • There are currently no refbacks.