Mobilidade acadêmica: um panorama das experiências vivenciadas por estudantes da unemat em Portugal / Academic mobility: a panorama of experiences experienced by unemat students in Portugal

Joilson Ferreira de Carvalho, Luana Santana Delgado, Cláudia Landin Negreiros

Abstract


O presente artigo tem a finalidade de apresentar o relato de experiência da participação dos autores em um programa de graduação-sanduíche desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Grupo de Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUC) e algumas Universidades Portuguesas, no período de 2013 a 2015. O Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), que visa à elevação da qualidade da graduação, teve como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores. A experiência possibilitou a aquisição de novos conhecimentos técnico-científicos para o aperfeiçoamento da formação acadêmica. Contribuiu por meio de vivências de experiências significativas e enriquecedoras nos aspectos na área cultural, pessoal e profissional.


Keywords


Mobilidade Acadêmica. Formação. Experiências.

References


BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em perspectiva, v. 15, n. 2, p. 73-83, 2001.

BRASIL. Edital nº 8 - Programa de Licenciaturas Internacionais. 7 mar. 2012. Disponível em:. Acesso em: 12 jun. 2019.

BRASIL. Edital nº 017 - Programa de Licenciaturas Internacionais. 25 mar. 2013. Disponível em:

Licenci aturas_PLI_Portugal.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2019.

COIMBRA, Grupo. Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, 2019. Disponível em: < http://www.grupocoimbra.org.br/Sobre_o_Grupo.aspx>. Acesso em: 20 de jun. de 2019.

KANT, Immanuel. A Crítica da Razão Pura. Editora Vozes; Edição: 1. Alemanha. 1781.

KOCHHANN, Maria E. R.; SOUZA, Dayse C. D. B. N. Percepção dos professores sobre os desafios da mobilidade dos estudantes da UNEMAT na aprendizagem da Matemática, 2015. Disponível em : < v. 2: Atas – Investigação Qualitativa na Educação>. Acesso em: 15 de jun. 2019.

PRYJMA, Marielda Ferreira. A formação inicial de professor: considerações sobre o programa de licenciaturas internacionais. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 7, p. 85-99, 2012.

SANTOS, Saulo Ribeiro dos. et al. Turismo e intercâmbio: Contribuições para a formação discente nos cursos de graduação das instituições de ensino superior de são luís, maranhão. CULTUR-Revista de Cultura e Turismo, v. 8, n. 2, p. 57-85, 2015.

SOUZA, Nayara C.; PALAFOX, Gabriel H. M. Análise do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) no contexto da internacionalização da Educação Superior. Poiésis, v. 10, n. 18, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-449

Refbacks

  • There are currently no refbacks.