Fundamentos do lean manufacturing aplicados na redução do consumo de água em um viveiro de produção florestal / Lean manufacturing fundamentals applied in reducing the Water consumption in a forest production slaughter

Vinícius Fachinetti de Almeida, Elisa Martins Savoi, Izabelly de Souza Reis, Luciana de Oliveira Santos, Luciana Martins Rocha, Paula Fernandes Mazzoni de Carvalho, Rosa Maria Matos Aguiar, Bruno Christiano Silva Ferreira

Abstract


A globalização torna o mundo cada vez mais competitivo entre as empresas que, para obterem sucesso nas vendas tem que apresentar os melhores produtos ao preço ditado pelo mercado. Portanto, reduzir custos é a maneira mais utilizada para maximizar os lucros hoje em dia. A filosofia de Produção Enxuta, também conhecida como Lean Manufacturing apresenta conceitos e ferramentas importantes na busca destes resultados. A água é elemento essencial para toda e qualquer forma de vida presente na Terra. O consumo de água de forma racional é hoje um dos principais pilares de sustentação do conjunto de medidas necessárias para o desenvolvimento sustentável. Este trabalho retrata a tentativa de otimização da eficiência do sistema de irrigação de um viveiro florestal. Assim sendo, o objetivo principal é a redução dos custos de produção das mudas, já que o custo da energia elétrica compõe significativamente o preço. Paralelamente haverá o benefício ambiental com a redução do consumo de água. Foi adotada a metodologia de pesquisa quantitativa com coleta de dados in loco. Em primeiro lugar houve observação da condição do sistema e pressuposição do desperdício num determinado setor da cadeia produtiva. Em seguida, dados foram coletados para testar a atual condição do sistema. Após as modificações previstas, os mesmos testes foram refeitos a fim comparar as duas situações. Os três pontos de menor volume coletado nas duas situações encontram-se nos vértices da área de coleta. Houve diminuição de volume coletado nos pontos situados nas extremidades laterais da área de coleta, porém na grande maioria deles aconteceu o contrário. Assim, é possível afirmar que novos testes são necessários para alcançar plenamente os objetivos propostos.


Keywords


Lean manufacturing. Produção Enxuta. Irrigação. Mudas. Água. Consumo racional de água

References


AUGUSTO, D. C. C. et al.; Utilização de águas residuárias provenientes do tratamento biológico de esgotos domésticos na produção de mudas Eucalyptus grandis Hill. Ex. Maiden. Revista Árvore, v. 31, n. 4, p. 745-751, 2007

CHRISTOFIDIS, D.; Como obter a sustentabilidade dos recursos hídricos na agricultura irrigada? Irrigação & Tecnologia Moderna, Brasília, DF, v. 64, p. 30-31, 2004.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 1997. 149 p

PALARETTI, L. F. Irrigação: princípios e práticas. Viçosa: UFV, 2006. 318 p

REBOUÇAS, A da C.; Água no Brasil: abundância, desperdício e escassez. Bahia Análise e Dados, Salvador, v. 13, n. especial, p. 341-345, 2003.

REBOUÇAS, A.; Uso inteligente da água / Aldo Rebouças. – São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

RIANI, A. M.; Estudo de caso: O Lean Manufacturing aplicado na Becton Dickinson [Minas Gerais] 2006 XLIV, 44 p. 29,7 cm (Faculdade de Engenharia, B.Sc.,Engenharia de Produção, 2006) Tese - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF.

ROTHER, M.; SHOOK, J.; Learning to See - Value Stream Mapping to Add Value and Eliminate Muda, The Lean Enterprise Institute, MA, USA, 1998.

SHAH, R., & WARD, P. T. (2007). Defining and developing measures of lean production. Journal of Operations Management, 25, pp.785-805.

WOMACK, J.P., JONES, D.T., ROOS, D.; A máquina que mudou o mundo, 5 ed. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 1992.

WOMACK, J.P.; JONES, D.T.; A Mentalidade Enxuta nas Empresas, 4 ed. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-444

Refbacks

  • There are currently no refbacks.