Aumento de produtividade em um sistema de produção através da simulação computacional / Increased productivity in a production system through computer simulation

Higor Suzek, Wu Xiao Bing

Abstract


vêm investindo na busca da excelência operacional. O presente trabalho descreve a utilização da simulação computacional aplicada ao ambiente da fábrica em uma empresa de cadeiras para escritório, com o propósito de selecionar a melhor estratégia para modificações futuras no espaço físico e com vistas ao atendimento de um novo patamar de demanda de produção. O estudo de simulação computacional direciona-se ao objetivo de reestruturação do layout da empresa, a fim de aumentar a produtividade no processo devido à grande complexidade e variabilidade em seus fluxos de produção e, para tratar esse problema, foi proposta uma metodologia de coleta e tratamento dos dados e a construção de uma modelo de simu­lação que representasse o sistema. Os resultados obtidos com a simulação computacional comprovam que a sua utilização é uma ferramenta eficaz para avaliação do sistema, apontando que a melhor estratégia de aumento da capacidade produtiva foi obtida com a utilização da filosofia enxuta em seus processos críticos, dimensionando um fluxo ideal para a cadeia produtiva, visto que a empresa pretende aumentar o parque fabril e necessita de dados concretos para efetivar as mudanças.

 

Palavras chave: Manufatura digital, sistemas de produção, simulação computacional.


Keywords


Manufatura digital, sistemas de produção, simulação computacional.

References


BANKS, J. Introduction to simulation. Proceedings of the Winter Simulation Conference. Atlanta, 2000.

CASSEL, R. A. Desenvolvimento de uma abordagem para a divulgação da simulação no setor caçadista gaúcho. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, UFRGS, Porto Alegre, 1996.

HARREL, C. R.; MOTT, J. R. A.; BATEMAN, R. E.; BOWDEN, R. G.; GOOG, T. J. Simulação: Otimizando os Sistemas. Belge Engenharia e Sistemas Ltda, IMAM, 2 ed. São Paulo, SP, 2002.

FREITAS, P. Introdução a modelagem e Simulação de Sistemas com Aplicações em Arena. 2. ed. Santa Catarina: Visual Books, 2008.

MIYAGI, P. E.; FILHO, D. J. S.; MARUYAMA, N. Curso de ProModel. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP 2006. Paulo, Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, São Paulo, SP 2004.

OLIVEIRA, M.B. Análise dos impactos da Troca Rápida de Ferramentas em Pequenos Lotes de Fabricação: um estudo de caso. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008, Rio de Janeiro.

PEREIRA, I. C. Proposta de Sistematização da Simulação para Fabricação em Lotes.

PIDD, M. Ferramentas para tomada de decisão. Porto Alegre: Bokman, 1998, 314 p.

Dissertação (Mestrado em Eng. de Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2000.

SILVA, W. A. Otimização de parâmetros da Gestão Baseada em Atividades (ABM) aplicada em uma célula de manufatura. Dissertação (Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Engenharia de Itajubá, Itajubá, 2005.

VACCARRO, L.G. e Pradella M. Aplicação da simulação computacional para determinar a capacidade produtiva do processo de produção de pães: um estudo de caso

WALPOLE, R.E.; MYERS, R.H., MYERS, S.L.; YE, K. Probability and statistics for engineers and scientists. 9 ed. N




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-440

Refbacks

  • There are currently no refbacks.