Mutirão como ferramenta pedagógica para construção de saberes agroecológicos / Joint effort as a pedagogical tool for the construction of agroecological knowledge

Júlio César Novais Santos, Edilania Pereira da Silva, Davy Lima de Souza, Judenilton Oliveira dos Santos Souza, Rogério de Souza Bispo, João Wandeson Trabuco de Souza, Luís Almeida Santos, Gilton Carlos Anísio de Albuquerque

Abstract


O Grupo de Agroecologia Umbuzeiro – GAU, com sede na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Juazeiro – BA, realizou atividades práticas na área de produção, no intuito de fortalecer as discussões sobre agroecologia, na perspectiva de unir os conhecimentos científicos e tradicionais. Primeiro, foi identificado às culturas agrícolas e possíveis desequilíbrios existentes na área. Em seguida, dividiu-se o grupo em trio para pesquisar as questões socioambientais, políticas e culturais das plantas cultivadas, nativas e espontâneas. Para realizar as práticas foram feitos mutirões, onde ocorreu, a partilha do conhecimento, proporcionando o estreitamento das relações dos integrantes do GAU, afins de, compreender os participantes na sua complexidade. O grupo tem permitido o emponderamento dos membros, instigando os professores na universidade a produzir ciência que contemple os povos tradicionais, além de contribuir para manter vivo os saberes populares passados de geração a geração.


Keywords


Agroecologia, ajuda mútua, Reciprocidade, Saberes tradicionais.

References


ANDRADE, Josiele Pantoja de. Labor e prazer: a prática e o sentido dos mutirões na

comunidade Monte Sião, São Domingos do Capim – PA. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Belém.

CALDEIRA, C. Mutirão: formas de ajuda mútua no meio rural. São Paulo, Companhia Editora Nacional, Brasiliana, 1956.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 1ª ed. Porto Alegre: Ed, Universidade/UFGS, 2000.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-441

Refbacks

  • There are currently no refbacks.