Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study

Tarcileide Maria Costa Bezerra, Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Abstract


Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado em curso, que tem como objetivo analisar as concepções e as práticas docentes de professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, utiliza-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observações. Têm-se, como sujeitos, 12 professores universitários. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. O recorte que deu origem a esse trabalho consistiu em um levantamento bibliográfico que objetivou detectar a existência ou não de pesquisas nos campos da Educação Especial e/ou Inclusiva que focam na prática docente do professor universitário. O estudo foi realizado via internet, utilizando as seguintes bases de pesquisa: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) – GT nº 15 e os Repositórios de teses e dissertações das Universidades Federais UFRN e UFSCar. Os descritores utilizados foram: Inclusão no Ensino Superior; Professor, inclusão; Pessoa com deficiência; Ensino Superior; Professor; ensino superior; deficiência. O levantamento realizado até o presente momento aponta, como resultados preliminares, que as pesquisas sobre a inclusão no ensino superior focam, em sua maioria, no ingresso, nas dificuldades, na permanência e na conclusão da graduação pelos estudantes com deficiência, e que são poucos, ainda, os estudos que protagonizam sobre a docência no ensino superior.


Keywords


Docência, Universidade, Estudante, Deficiência.

References


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo da Educação Superior – 2017. Divulgação dos principais resultados. Diretoria de Estatísticas Educacionais – DEEB. Brasília, DF, setembro de 2018, p. 1-58.

CASTANHO, D. M; FREITAS, S. N. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27, p. 95-96, 2006, Santa Maria. Disponível em: Acesso em: 28 jul. 2019.

FERRARI, M. A. L. D.; SEKKEL, M. C. Educação inclusiva no ensino superior: um novo desafio. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 27, n. 4, p. 636-647, 2007. Disponível em: Acesso em: 02 ago. 2019.

GUERREIRO, E. B. R. Avaliação da satisfação do aluno com deficiência no ensino superior: estudo de caso. 2011. 231f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas), Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2011.

MARTINS, L. M. S. M. Práticas e formação docente na UFRN com vistas à inclusão de estudantes cegos. 2016. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

REIS, M. X.; EUFRÁSIO, D. A.; BAZON, F. V. A formação do professor para o ensino superior: prática docente com estudantes com deficiência visual. Educação em Revista, v. 26, n. 1, p. 111-130, 2010. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-427

Refbacks

  • There are currently no refbacks.